FPT impulsiona cadeia de valor de biogás na França




A economia circular não é mais uma ideia: cada vez mais se torna realidade, e a FPT Industrial, uma das maiores fabricantes de motores do mundo, faz parte disso. Pela primeira vez na França toda a cadeira de valor de biogás foi implantada em um mesmo local, tornando a produção, a distribuição e o abastecimento de biometano perfeitamente palpáveis.

O ciclo virtuoso foi implantado em Cestas, na região francesa de Nouvelle-Aquitaine, próxima à Bordeaux, e começa nos campos da Planète Végétale, exploração agrícola da empresa Pot au Pin Energie dedicada ao cultivo de frutas e legumes, especialmente peras e cenouras. O local abriga o biodigestor, sistema capaz de transformar diariamente mais de 30 toneladas de biomassa de plantas em biogás.

O biogás contém uma porcentagem de biometano e outros gases. Durante o processo, ele é refinado, restando apenas o biometano, pronto para ser injetado na rede da Gaz Réseau Distribution France (GRDF), que desde 22 de junho fornece o combustível para um posto de abastecimento gerenciado pela Air Liquide. A estação fornece gás natural em sua forma comprimida e liquefeita, reabastecendo até 100 veículos por dia, incluindo tratores, caminhões, comerciais leves e ônibus equipados com motores da FPT Industrial.

Uma solução que não só está pronta para uso, mas apresenta diversos outros benefícios: o consumidor final não é impactado em sua rotina diária, já que o processo de abastecimento é o mesmo do Diesel e os níveis de emissão de CO2 são muito menores.

A cadeira de biogás foi possível graças à colaboração entre a Pot au Pin Energie, Air Liquide e Carrefour, enquanto a FPT Industrial alimentou os veículos do projeto.

Pioneirismo em Gás Natural Veicular

Com mais de 25 anos de experiência e 35 mil motores a gás natural produzidos, a FPT Industrial é pioneira e líder global no setor, sendo o coração por trás de diversos aspectos do projeto. Fazem parte do fornecimento alternativo de combustível, o trator conceito movido a biometano da New Holland, o caminhão IVECO Stralis NP e os ônibus IVECO utilizados no transporte dos visitantes durante a inauguração da estação. Todos abastecidos com gás natural.

A FPT Industrial é a única fabricante pronta a oferecer uma linha completa de motores a gás natural, de 136 hp a 460 hp, para todo tipo de aplicação. Além disso, todos os motores podem funcionar com biometano, reduzindo os níveis de emissão de CO2 a quase zero. Um caminho ainda mais sustentável escolhido por parceiros: desde 2012, a FPT Industrial fornece motores a gás para a Beijing Public Transportation Company (BPTC), Empresa de Transporte Público de Pequim, na China, e desde 2013, para a Modasa, no Peru.

No último ano, a FPT Industrial lançou o Cursor 13 Gás Natural, motor 100% GNV mais potente do mercado e o primeiro especialmente desenvolvido para missões de longa distância. Presente no IVECO Stralis NP, entrega potência de até 460 hp a 1.900 rpm e torque máximo de 2.000 Nm a 1.100 rpm. Um ano antes, a marca apresentou o Cursor 9 Gás Natural, destinado a aplicações como transporte pesado, coleta de lixo, transporte urbano e interurbano, com potência de até 400 hp a 2.000 rpm e torque máximo de 1.700 Nm a 1.200 rpm.

A FPT Industrial desenvolveu ainda soluções compactas para veículos industriais e comerciais leves. O motor N60 Gás Natural, por exemplo, é a solução mais eficiente nos caminhões de seis a 18 toneladas. De seis litros e arquitetura seis cilindros, oferece até 204 hp a 2.700 rpm e torque de 750 Nm a 1.400 rpm, sendo até 30% mais econômico no custo de combustível do que o equivalente Diesel. Entre os comerciais leves, a FPT Industrial oferece a versão Gás Natural do F1C, seu motor campeão de vendas, com 136 hp de potência e torque máximo de 350 Nm, conservando os atributos de robustez e a confiabilidade do F1C Diesel.

NEF de 6 cilindros em aplicação agrícola

O desenvolvimento da FPT Industrial não para por aí. Nos últimos anos, a marca foi pioneira no segmento agrícola ao equipar o primeiro trator conceito movido a biometano da New Holland com um motor especialmente projetado para a aplicação. O NEF de 6 cilindros do trator T6.180 Methane Power tem o mesmo desempenho de motores a Diesel em termos de potência, torque, durabilidade e intervalos de manutenção, permitindo ainda reduções de 10% nas emissões de CO2 e de 80% das emissões poluentes. A combustão otimizada aumenta a eficiência do motor, levando ainda a uma economia de custo de operação de 10% a 30%, comparado com o Diesel, enquanto a vibração e os ruídos são até 5 dB menores.

 




Deixe sua opinião sobre o assunto!