Continental fornece cinco mil rastreadores para ônibus do projeto Caminhos da Escola




Até 2019, a Continental vai fornecer cinco mil dispositivos de gerenciamento de frota para os ônibus do projeto Caminhos da Escola. Subsidiado pelo Governo Federal, objetivo da ação é oferecer transporte escolar gratuito para crianças que vivem em áreas rurais e ribeirinhas mais afastadas. Com o equipamento, é possível registrar dados dos veículos a fim de entregar estatísticas precisas e importantes, criando análises de trajeto, preventivas e, até mesmo, para investigação de acidentes.

Com durabilidade diferenciada, o tacógrafo modelo BVDR é capaz de identificar informações como distância percorrida, controle de velocidade, tempo ao volante de cada motorista, otimização de rotas, consumo de combustível e quilometragem média. Com isso, através do sistema VDO On Board, também desenvolvido pela Continental, é possível visualizar análises que auxiliam na fiscalização da frota, garantindo mais segurança e apontando soluções para possíveis problemas.

Equipado com uma entrada USB, é possível recolher os dados coletados segundo a segundo de forma simples. Depois, basta transferi-los para um computador e visualizar os gráficos analíticos oferecidos pela tecnologia do dispositivo. Os dados são apresentados de uma forma intuitiva, entregando uma solução essencial para os gerenciadores das empresas de transporte. O sistema também contribui para reduzir custos, aperfeiçoar processos operacionais e aprimorar o planejamento de funcionários.

LEIA MAIS  Reunidas tem 83 vagas para motoristas de ônibus

“O VDO On Board é um sistema de alta tecnologia agregada com o gerenciador BVDR, desenvolvidos para atender os desafios cada vez mais complexos que o mercado está criando para as empresas de transporte e logística. Os ônibus que operam nas linhas do Caminhos da Escola geralmente trafegam por áreas com estruturas viárias precárias, tornando ainda mais necessário um monitoramento constante do estilo de condução dos motoristas e situação mecânica do veículo. Com isso, as crianças também estarão mais seguras durante o trajeto de ida e volta para a escola”, afirma Júlio Gatti, Diretor de Negócios da Unidade de Negócios Commercial Vehicles & Aftermarket do Grupo Continental.

Perfil de condução individual

A tecnologia também é capaz de traçar o perfil do condutor a partir do seu estilo de condução. Informações como tempo de parada, freadas bruscas e aceleradas constantes, fazem com que a empresa possua amplo conhecimento sobre o desempenho de direção dos seus funcionários.

LEIA MAIS  Volare é destaque no Prêmio AutoData

Outras aplicações

Além de ônibus, o equipamento pode ser utilizado também em outros tipos de veículo e serviços de transporte, como Uber, vans e locadoras de automóveis, por exemplo. “O equipamento é versátil e oferece uma grande variedade de informações que são extremamente importantes para este mercado, uma vez que a operação dessas empresas é itinerante e impossibilita um acompanhamento presencial”, completa Gatti.




Deixe sua opinião sobre o assunto!