Caterpillar comemora produção de 40 mil tratores de esteiras de grande porte




O legado do trator de grande porte Cat começou há pouco mais de 40 anos, com uma revolucionária roda motriz elevada e um novo projeto de material rodante que parecia diferente de qualquer trator de sua época. O inovador material rodante suspenso, com projeto de alta movimentação, é mais adequado ao solo do que as esteiras ovais padrão, o que ajuda a aprimorar a tração da máquina, prolongar a vida útil do material rodante e melhorar o conforto do operador.

No mês de outubro, representantes da Caterpillar inc., da Finning Canada e da Teck Resources Limited reuniram-se em East Peoria, em Illinois, para celebrar o marco da produção do trator de grande porte Cat de número 40.000. Essencial para a identidade global da Caterpillar, a atual linha de tratores de grande porte Cat inclui os modelos D9, D10 e D11.

Comentando sobre a importância para a Caterpillar da produção do trator de grande porte de número 40.000, Greg Hepler, gerente de produtos para tratores de grande porte, declarou: “A Caterpillar transformou o trator de esteiras com a introdução do material rodante suspenso com roda motriz elevada. Essa inovação, juntamente com um longo histórico de outras, permitiu que os tratores de grande porte Cat definissem os padrões de eficiência, produtividade e durabilidade. Essas máquinas icônicas continuam a definir quem somos e a desempenhar um papel fundamental na construção de um mundo melhor”.

Durante a cerimônia realizada em 25 de outubro, Denise Johnson, presidente do grupo Caterpillar responsável pelo Setor de Recursos, entregou as chaves do trator de grande porte de número 40.000 a Louis DeLuca, diretor de gerenciamento de suprimentos da Teck. A comemoração contou com a participação de funcionários da Caterpillar Building SS, onde todos os 40.000 modelos de tratores Cat D9, D10 e D11 foram fabricados. Há mais de 10 anos, a Teck tem sido um dos principais clientes mundiais dos tratores de grande porte da Cat. O trator de grande porte de número 40.000,um D11T de 225.000 lb (102.058 kg), operará na Região de Elk Valley, perto de Sparwood, na Colúmbia Britânica, onde a empresa produz carvão siderúrgico em cinco operações de mineração.

“Esse marco é importante não apenas pelo grande número de máquinas Cat vendidas, mas também porque ele representa as muitas relações comerciais duradouras e mutuamente benéficas estabelecidas com clientes como a Teck”, disse Hepler. “Estamos honrados em celebrar essa conquista com a Teck e gratos por suas minas de Elk Valley terem contado com a Caterpillar, os equipamentos da Cat e o revendedor Finning Canada para ajudá-los a atingir as suas metas de produção desde 1992.”

A Teck, a segunda maior exportadora marítima de carvão siderúrgico do mundo, opera atualmente um número considerável de tratores Cat. Cada uma dessas máquinas de alta produção registra até 7.000 horas de operação por ano nas minas. O mais novo D11T da Teck será usado para laminação de produção, suporte à área de despejo, suporte à escavadeira de mineração e desenvolvimento de estradas de transporte.

O incomparável D11T vem equipado com um potente motor Cat C32, que produz 850 HP e é capaz de movimentar até 900 metros cúbicos de material por hora. Mesmo na exigente aplicação de alta produção da Teck Coal, o potente e eficiente trem de força garante a movimentação de materiais a um custo menor por tonelada. Seu robusto chassi principal foi projetado para vários recondicionamentos e menor custo total de propriedade. Uma série de tecnologias Cat padrão e opcionais, incluindo VIMS™ (Vital Information Management System, Sistema de Gerenciamento de Informações Vitais) 3G, a Assistência Automatizada da Lâmina, o Câmbio Automático Aprimorado e o Sistema de Monitoramento do Advisor, aumentam as eficiências operacionais, aceleram a operação com segurança e reduzem os custos.

“Estamos muito orgulhosos em celebrar este marco com a Caterpillar e a Teck, nosso cliente de longa data, pois o D11T é um verdadeiro carro-chefe na frota de produtos que vendemos e para a qual prestamos assistência, altamente confiável​e extremamente valorizado por nossos clientes de mineração”, afirmou Allan Potzold, gerente de filial da Finning Canada para a região de Elk Valley. “Estamos ansiosos em fornecer serviços de ponta e soluções inovadoras para nossos clientes, de modo a manter seus equipamentos on-line e operando com desempenho máximo, e nos sentimos honrados que o trator de número 40.000 será colocado em operação aqui no Elk Valley.”




Deixe sua opinião sobre o assunto!