Após a greve dos caminhoneiros que paralisou o país em maio deste ano, o Governo Federal definiu uma tabela de frete que estipula valores mínimos para o transporte de cargas. Essa tabela só poderia sofrer alterações em casos específicos, como a mudança de preço dos combustíveis ou tributação, como aconteceu recentemente com a baixa de até 5,3% devido à queda do Diesel. Porém, o que vem inflamando os ânimos dos caminhoneiros novamente é a liminar do ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), que proíbe a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de multar quem não segue a tabela.
Mas como toda a história tem dois lados, os especialistas do Fretefy – plataforma de gestão que conecta transportadoras e motoristas autônomos por meio de geolocalização – fizeram uma análise dos benefícios de cada cenário. O que fica de bom se a tabela permanecer e o que fica de bom se a tabela cair.
“Acreditamos que é preciso sempre ver o melhor cenário em cada situação, pois uma decisão em breve terá que ser tomada. Não podemos esquecer que ano que vem haverá um novo governo e que ainda não existe posicionamento dele em relação a esse tema. Tudo pode acontecer e queremos ajudar o mercado a aproveitar cada situação da melhor forma. Nossa plataforma tem esse objetivo, ajudar a transportadora na gestão do seu negócio e o motorista autônomo a fazer a melhor negociação ao fechar o frete”, declara Marilucia Pertile Gerente de Marketing e vendas Fretefy.
Se Ficar:
– Negociação fixa: Ter uma tabela base dá as diretrizes de negociação de uma forma global, então o pequeno recebe o mesmo valor de frete do grande, mesmo na entressafra.
– A baixa margem de negociação diminui o número de fretes, mas por sua vez o lucro do frete pode ser maior.
-Diminui o número de terceiros, o que por sua vez faz com que as transportadoras contratem mais e invistam em suas frotas, aquecendo o mercado de venda de veículos pesados.
Se Cair:
– Livre mercado: motoristas e transportadoras possuem liberdade de negociação dentro de seus limites e necessidades, sem intervenção do Governo.
– Incentivo à terceirização: Com maior margem de negociação, as transportadoras aumentarão o número de terceiros e, com isso, mais fretes serão disponibilizados no mercado, movimentando o setor economicamente.
– Preços mais acessíveis de transportes de cargas para os clientes finais.
– Variação de valor poderá acontecer de acordo com a demanda, como no caso do período de safra (em que a demanda aumenta) ou entressafra (quando a demanda cai).
Automação e gestão de cargas ajuda na melhor negociação e no frete retorno
Para auxiliar as empresas e os autônomos, o Fretefy foi lançado recentemente, conectando, gerenciando e integrando o transporte rodoviário. A plataforma foi criada dentro da Gestran, empresa paranaense que desenvolve softwares para transporte e logística há mais de duas décadas. O Fretefy chega para cobrir várias lacunas no mercado, como a contratação de terceiros e a busca por frete retorno para que os caminhões não trafeguem vazios.
O Fretefy oferece a gestão rápida de cargas e caminhões. O usuário cadastra as cargas que precisam de transporte e informa suas características, qual o veículo necessário e locais de coleta/entrega. A partir destes dados, os robôs da plataforma fazem o cruzamento de dados e oferecem as melhores opções para o transporte, mostrando tanto caminhões próprios disponíveis quanto motoristas autônomos quando há esta necessidade.
Com a plataforma, o gestor da transportadora passa a saber instantaneamente qual a localização das cargas em trânsito, quais encomendas precisam ser transportadas e quais cargas já foram entregues. Além disso, há aumento significativo do lucro por meio da funcionalidade de frete retorno. Na outra ponta, o caminhoneiro autônomo também consegue buscar fretes em todo o Brasil de forma gratuita, utilizando apenas o Fretefy em sua versão de aplicativo – destinada exclusivamente aos motoristas.
Outro diferencial que tem chamado a atenção das transportadoras é o rastreamento e controle de entrega do Fretefy. Transportadoras já apontaram que com o Fretefy pretendem aumentar seu faturamento em até 20%.
29 comentários
Na tem telefone essa porra
Todos merecem sobreviver.
Porém num mercado complexo e competitivo como o frete.
Não existe mais lugar da dita cuja tabela.
Isto é inviável. Ainda mais nos dias de hoje no estágio que está a veliveloci da informação.
A livre negociação nan sai de pauta nunca.
Shi vai acabar em pizza isso!!!, Covardia são estão vendo o lado dos grandões
Tem que permanecer a tabela da ANTT, o ministro Luiz Fux nao sabe quanto custa uma manutenção para nós autônomos, conforme era antes do acordo estávamos rodando de graça, a transportadora ganha, o cliente ganha e o autônomo fica no prejuízo. Tabela ANTT valor real do frete para o autônomo.
Como já disseram, é só mais um tentando levar vantagem em cima dos autônomos.
Na teoria tudo é fácil mas pegar um caminhão e passar 6 meses tentando sobreviver e manter o caminhão ninguém faz, o dia que dizerem ai vão entender a necessidade te se ter uma tabela de frete mínimo.
Aposto que a Sr. Marilucia Pertili nunca e trou em um caminhão pra saber opinar com prioridade.
Ate hoje quem bancou os lucros do agro negócio é outros com os fretes de fome foram os motoristas autônomos agora chegou a hora de pagar o que vale o frete.
Quanto às empresas investirem em caminhões a Sr. Acha que se você vantagem eles já não teriam feito?
Sra. Nos acordamos.
Chegou a hora de dividir as despesas.
Esse blog perdeu meu respeito com essa…
Sou caminhoneiro a 22 anos sempre lutando contra os abusos das transportadoras agora que conseguimos a tabela ela tem que ser cumprida se não vamos te que alimenta uma nova greve
Rapaz o blog o caminhoneiro ainda vincula frete retorno gente isso e um tiro no pé.de um blog voltado para caminhões.o fretefy vai trabalhar com frete retorno o que o caminhoneiro mais odeia será que essa plataforma e para nós autônomos mesmo .o que parece e que esses técnicos são transportadores disfarçados .blog reveja seus conceitos frete retorno e coisa do passado os nossos custos sao os mesmos da ida fica a dica
E outra já que eu comecei vou terminar essa conversa de estudos e balela.so de ler a reportagem dá nojo.voce ver de cara que o que tá estampado aí e pura conversa . Manda um consultor desse compra um caminhão.manda eles passarem um mescom um autônomo pra ver que o buraco e mais em baixo .tenho pena de que lee acredita
Como caminhoneiro autônomo,o tabelamento do frete,se faz necessàrio, porque os empresários só pensam em lucru,e pagam Uma mizéria pelo transporte, sempre foi assim,estou a 47anos,Nas Estrada’s,e sempre sonhei com um tabelamento,a gora conseguimos,não vamos perder,sempre com deus.
Ainda tem as covardes .que usam o dinheiro do autônomo pra pagar a descarga. Funciona assim tu carrega um frete 4 mil eles dão um cheque de 3100 pra dias a frente se tu wquiseo dinheiro troca no posto credenciado com o valor do diesel nas suturas.o saldo de 900 ele diz que recebe com cinco dias após a chegada do canhoto na empresa . quando tu chega no cliente paga a descarga 500 aí tu liga eles dizem que coloca no saldo .ou seja tu vai pagar pra descarregar a carga dos outros e receber com dez ou mais dias pois o correio aqui num e eficiente.ainda dizem que a tabela e ruim me façam uma garapa
Outra situação se o governo quisesse mesmo resolver isso aí fazia da seguinte forma .facilitar o manifesto e monitoramento de motorista autônomo .criar condições do embarcador adiantar 70% do frete . O autônomo negociando diretamente com o embarcador fica fácil.agora um embarcador paga 7000 pelo frete .a transportadora repassa 3500 pro autonomo.ai toda empresa cresce e se torna gigante.nas costas do autônomo que arca com tudo
Não existe livre negociação entre empresas e terceiros, quem fala isto não vive a realidade da nossa categoria. A empresa acaba pagando as migalhas que querem e nós ficamos com os prejuízos. Sem a tabela voltamos a ficar nas mãos dos empresários do setor sendo massacrados pelos perigos de uma profissão sem o devido valor que deveria ter.
Outra questão não existe livre negociação entre transportadora e autonomo. Existe algo assim a grosso modo eu tenho viagem x e pago y .pronto o diálogo e esse . Eles já sabem que a categoria e fraca . não vai se unir e ninguém vai esperar frete bom
O fretfy esqueceu de mencionar que se a tabela cair um frete Fortaleza Salvador volta a ser comercializado por 2100 reais onde se gasta 500 litros de óleo e pedágios .totalizando 1700 de despesas óleo/pedágio .restando para o autônomo 400 reais viagem essa que ele demora cinco dias .se o cliente receber logo .como se sustentar num cenário desse. E um outro agravante o pgto. E 80% com cheque pra cinco dias saldo cinco dias depois que os canhotos chegar na transportadora.eu falo isso pois já fiz esse frete 24000 kg
Essa diferença de frete imposta pela tabela é equivalente ao tamanho da defasagem dos ulúltim anos ..
E certo sim um tabelamento.
Para melhor manutenção e sobrevivência da classe.
A conta chegou e se Deus quiser vai dar certo .
E se cair essa tabela, voltaremos a estaca zero!!!
Concordo com os parceiros.pois sou autônomo e vejo a cada carga q transporto o lucro das transportadoras xegam a 50%livre para eles.e nois soh as migalhas.sobre retorno meu caminhão tem o mesmo gasta qnto ida como volta.pois eh a mesma distância percorrida não tem como gastar menos.
Na minha opinião $ 0.10 centavos a tonelada por km rodado+ o pedágio ficaria bom.
A baixo deste valor não
Moacyr não tem a menor ideia de custo por km rodado..seja vazio ou carregado.1.4 por km não cobre nem os custos do caminhão
Rogério Teixeira de Castro
Não não vocês bateram a cabeça este negócio de livres negociaçan tá fora é isto que as transportadoras quer pois deste feito que elas estão mais ricas cada ano que passa ,pois se este preço mínimo do frete for derrubado vai ser uma catástrofe o país vai parar até resolver este empasse .
Tem q acabar com esses frete q dizem retorno se vai rodar a mesma distância de volta vai ter o mesmo gasto porque o frete tem q ser retorno valor mais baixo
essa pesquisa foi feita por pessoas que não tem o mínimo de conhecimento sobre o que realmente acontece no setor do transporte, onde as transportadoras fazem do motorista “gato e sapato” , pouco se importam se temos família a sustentar, só pensam em enriquecer nas costas do caminhoneiro, emquanto o mesmo cada vez mais fica no prejuízo!
E as empresas vao comprar caminhao ??? I a mao de obra ? Porque ninguém esta querendo ficar longe de casa 30 dias pra ganhar 3000 reais ou menos nao .e portugal e estasos unidos estao juntos com mais de 100mil vagas e la o trabalhador do transporte teim salario digno
Livre negociação uma ova eles querem que o caminhoneiro fica trabanhando por uma miséria de pagamento que eles estipula não tem negociação
Verdade varias empresas que se dizem transportadoras e nao teim um caminhao .se enriquecem as custas do autonomo com uma margem de lucro absurda .e as grandes empresas financiadas por este governo sujo e corrupto sak simplesmente pra lavar dinheiro
Não tem cabimento, até parece que quanto mais esse povo estuda, “se é que estuda,” fica mais com a mente fechada qualquer pessoa com minino de maturidade sabe que está inviável este segmento; insistir nessa estrategia é ignorar tudo sobre o que é racional; não consigo entender como uma classe pode se unir para não cumprir um MÍNIMO, desafiando a constituição infringindo a lei zombando de tudo, judiciário executivo e legislativo, colocando eles como se fosse instrumentos de seus interesses e nada acontce, prejudicando um setor tão importante na economia do país, cada um tem sua importância, um depende do outro; no caso o transportador autônomo cumpri todas as leis que lhe são impostas, e são punidos imediatamente caso haja negligência, essa mesma eficiência tem que funcionar para todos, será que é tão dificil entender isso?
Este blog SÓ usa o nome do caminhoneiro isto é mais falso do que o pt e a Globo juntos
a maioria das empresas estao cobrando os valores da nova tabela dos clientes e nao repassam pro caminhoneiro, ou seja se ganhavam 2 mil em uma carga fortaleza x sao Paulo agora ganham 12 mil, ate agora essa greve so foi bom pras transportadoras que estao enricando nas nossas costas..e verdade e dou fe
tem bloquear o ciot sim e multas altas so assim se resolve.