Outros motoristas e pedestres devem ter cuidado com os pontos cegos em caminhões

por Blog do Caminhoneiro

Caminhões são enormes, altos, largos e compridos. Com todo esse tamanho, os motoristas, posicionados na esquerda da cabine, acabam não tendo uma visão completa do que acontece em torno do veículo. Esses pontos sem visão são chamados de pontos cegos.

Em alguns pontos em torno do caminhão, o motorista não consegue ver absolutamente nada, e quando um pedestre, ciclista ou automóvel fica nessas área, pode ser muito perigoso. Na imagem que abre a matéria é possível ver os principais locais sem visão para o caminhoneiro.

Esses pontos se concentram nas laterais da cabine, atrás das janelas laterais, principalmente do lado direito, na traseira do caminhão, próximo à carroceria, na frente do veículo, próximo à grade dianteira e nas diagonais da cabine, nos pontos da coluna do parabrisa.

Por isso é importante que pedestres e condutores de outros veículos tenham atenção nesses casos, não permanecendo nessas áreas, onde o caminhoneiro não consegue enxergar.

Para o caminhoneiro, o melhor é regular os espelhos retrovisores para eliminar ao máximo os pontos sem visão, e ter atenção em manobras, principalmente em centros urbanos.

Algumas dicas para pedestres e outros motoristas aumentam a segurança, como não ultrapassar pelo lado direito do caminhão, manter uma distância segura da traseira do caminhão, e evitar permanecer do lado direito do caminhão.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário