Um número impressionante de caminhões está sendo convocado para três recalls distintos nos Estados Unidos. Três montadoras anunciaram a convocação de cerca de 15 mil pesados para substituição obrigatória de peças que podem apresentar defeitos. Caminhões da Paccar podem apresentar defeitos nos cintos de segurança, enquanto a Daimler diz que seus veículos podem ter defeitos nas embreagens. Já o problema nos veículos Autocar é a fixação dos parafusos no câmbio.
A Paccar, dona das marcas Peterbilt e Kenworth anunciou recall para substituição dos cintos de segurança dos modelos Kenworth T680 e T880 e também os Peterbilt 567 e 579, fabricados em 2018. De acordo com a montadora, em algumas unidades pode ter havido falha na costura dos cintos de segurança. Ao todo são 6.857 unidades que podem apresentar o problema.
A Daimler está convocando caminhões Freightliner e Western Star equipados com embreagens Eaton, que pode apresentar falha na montagem. De acordo com a Daimler, se a falha acontecer, o caminhão pode se movimentar sozinho. Das duas marcas, são 6.795 unidades que podem apresentar o problema, entre oito modelos de caminhões.
Freightliner 108SD
Freightliner 114SD
Freightliner 122SD
Freightliner Business Class M2
Freightliner Cascadia
Western Star 4700
Western Star 4900
Western Star 5700
A Autocar, fabricante de caminhões vocacionais, para coleta de lixo e serviços em portos, está convocando 1.003 unidades do caminhão Xpeditor, ano 2018 modelo 2019, por causa de um problema no aperto dos parafusos da caixa de câmbio, na ligação com o cardã. Se houver problema, o eixo cardã pode se soltar.
Em dezembro outro recall gigante aconteceu nos Estados Unidos. A Navistar, dona da marca International, convocou 20.916 caminhões, de nove modelos diferentes fabricados em 2018, também por problemas na embreagem Eaton. O defeito apresentado, se ocorresse, era semelhante ao que pode ocorrer nos caminhões Daimler. Entre os modelos convocados para o recall estavam o ProStar e o Lonestar.
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO