Acidentes na Curva da Santa podem ser resolvidos com uma área de escape

Infelizmente é recorrente encontrar notícias de acidentes na BR-376, km 668. A famosa Curva da Santa. Nessa semana, mais um caminhão sem freios sofreu um acidente grave no local, e o caminhoneiro, infelizmente, morreu.

E não são pouco acidentes no local. São tantos, que em 2014, a curva foi considerada a mais perigosa da América do Sul pelo jornal italiano Corriere Della Sera. Após a reportagem, foram instalados radares no local, que reduziram os acidentes.

Em uma serra com declive forte, como o trecho entre Curitiba e Joinville, se os freios do caminhão forem usados em excesso, acontece o superaquecimento do sistema, que acaba por fazer o veículo ficar totalmente sem freios. Com isso, qualquer curva é perigosa.

Nesse caso, a melhor solução é uma área de escape. Nela o caminhão entra em qualquer velocidade e atola rapidamente em uma caixa repleta de argila expandida. O caminhão para rapidamente, e não sofre danos.

Outro acidente no mesmo local

No km 671 da rodovia já existe uma área de escape, que evitou dezenas de acidentes desde que foi inaugurada, em 2011. A Arteris Litoral Sul já trabalha na construção de outra área de escape, no km 667,3, pouco antes da Curva da Santa, para evitar que mais acidentes como esse aconteçam.

O investimento total será de quase R$ 20 milhões, e a obra deve ser entregue até setembro deste ano.

O custo é baixo, se considerado o número de acidentes que podem ser evitados. Essa acidente, que ocorreu nessa semana, causou derramamento de um tipo de herbicida, que vazou e contaminou o solo e um rio que passa próximo.

Outro ponto é que essas áreas de escape tinham que ter a liberação ambiental menos demorada. Algumas licenças levam anos para serem aprovadas, enquanto muitas vidas vão se perdendo pelas curvas da estrada.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

11 thoughts on “Acidentes na Curva da Santa podem ser resolvidos com uma área de escape

  • 08/03/2019 em 19:03
    Permalink

    Estou indignada, por esta Br 376 ser tão perigosa e se perde muitos pais de família, como e o caso do meu irmão que era trabalhador sensato e muito prudente que nos deixou agonizando aqui por ele não estar mais aqui pra nós dar alegrias, deixando filhos e esposas pai
    Mãe e toda família inconsoláveis, isso tudo por burocracia do meio ambiente que não dá logo essa licença ambiental pra construir uma área de escape, bem sinalizada conforme texto acima descrito , sendo essa pista considerda a mais perigosa do brasil pela revista italiana chamada cursa da mão Santa minha vida acabou ali no dia 13/02 foi sepultada junto com o Marcio A. Nogueira, como mostra esse vídeo, espero que as autoridades tomem providências logo para mais vidas não se percam.

    Resposta
    • 08/03/2019 em 19:18
      Permalink

      Esse primeiro do dia 13/02/19 esse vídeo e muito forte , pois meu irmão nos deixou por causa desta merda de pista, ele salvou lá na frente quando perdeu os freios várias vidas evitando mais mortes e acidentes então antes de criticar oque não sabem respeite nossa dor, porque morremos junto com ele, ele era alegre responsável e muito prudente.

      Resposta
  • 16/02/2019 em 09:23
    Permalink

    tem que descer devagar…com muita cautela a vida em primeiro….lugar..os órgãos públicos dizem que vão Tomar conhecimento de uma saida de escape..depois te tantas mortes…tantos acidentes fatais…no país atrassado igual o Brasil as coisas só funciona depois da desgraça feita….ce ta doido.

    Resposta
    • 08/03/2019 em 19:09
      Permalink

      Renato nem assim funciona , porque antes e depois do acidente do meu irmão mais vidas se perde aí de 15 em 15 minutos, estou a base de remédios por causa desse acidente do meu irmão aí, nesse caminhão da soberana conforme vídeo, meu irmão foi trabalhar volta num caixão por causa desse país de merda que faz tudo de qualquer jeito, e com irregularidades pra sobrar mais dinheiro pro caixa 2,.

      Resposta
  • 15/02/2019 em 19:45
    Permalink

    Tem motora que não conhece o freio motor!!

    Resposta
    • 08/03/2019 em 19:13
      Permalink

      Quem e você pra falar oque não sabe, meu irmão conforme testemunhas disseram foi um herói dando sua vida pra salvarmos da sua frente pare de por culpa caminhoneiro essa bosta dessa pista que é mal feita, você criticc porque não e você que deixou a família inconformada e morrendo de saudades dessa pessoa maravilhosa que era meu irmão.

      Resposta
  • 15/02/2019 em 14:43
    Permalink

    Problema é excesso de confiança, passo frequentemente nesse trecho, sempre vejo caminhão com freio soltando fumaça ultrapassando os demais.

    Resposta
  • 15/02/2019 em 13:19
    Permalink

    tem que descer na manha sem abusar dos freios

    Resposta
  • 15/02/2019 em 13:11
    Permalink

    Concordo plenamente com a idéia. Mais o profissional tem que ter consciência que largar o bruto la em cima e contar com a sorte dos freio e morte na certa .descer na manha é o mais indicado.

    Resposta
  • 15/02/2019 em 12:28
    Permalink

    Apesar de que o pedspes tá cansado de saber que tem que descer devagar, senão vai ser assim direto.

    Resposta

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal