ELD pode ter aumentado o número de acidentes com caminhões nos EUA

por Blog do Caminhoneiro

O Dispositivo de Registro Eletrônico, conhecido como ELD, está aumentando o número de situações inseguras dos motoristas de caminhões no trânsito Estados Unidos, com mais acidentes, mesmo que o número de violações das horas de serviço tenham diminuído.

O estudo foi conduzido por uma equipe da Escola de Negócios D’Amore-McKim da Northeastern University, que analisou dados de milhões de inspeções dos dispositivos ELD, entre janeiro de 2017 e setembro de 2018.

De acordo com o estudo, o cumprimento das horas trabalhadas foi o principal avanço. Empresas de grande porte já tinham um controle rígido das horas de serviço, mas em pequenas frotas, de até seis caminhões, e para os caminhoneiros autônomos, o controle de horas trabalhadas praticamente não existia.

Com essa redução das horas trabalhadas e pausas para descanso obrigatórias, os caminhoneiros trabalham mais descansados, mas de uma forma menos segura.

Por receberem boa parte do salário por milhas rodadas, os caminhoneiros precisam andar mais em menos tempo, aumentando o risco de acidentes.

Alguns estudos feitos por apoiadores do ELD chegaram a informar uma redução de 12% no número de acidentes com caminhões, mas o estudo feito agora mostra que, entre pequenos empresários e caminhoneiros autônomos, o número pode ter aumentado até 3,5%.

Levando em consideração os dados de toda a frota de caminhões nos Estados Unidos, não é vista nenhuma mudança significativa no número de acidentes.

O que subiu muito foram as multas por infrações de trânsito. Cerca de 35% mais multas foram emitidas, a maioria por excesso de velocidade e condução insegura.

De acordo com o estudo, o único benefício do ELD foi o cumprimento das horas de serviço. Em outros aspectos, pouco mudou, ou mudou para pior.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário