Fé na estrada




É na solidão da boleia do caminhão que a saudade de casa cresce, o medo dos apuros da profissão chega e o caminhoneiro precisa de força para continuar. É aí que entra a fé, ajudando o caminhoneiro a superar os obstáculos do dia-a-dia.

Existem tantas crenças quanto caminhões na estrada, e cada caminhoneiro, a seu modo, pede paz e proteção, para si mesmo e para quem ficou em casa. A fé traz um reconforto muito grande, e os caminhoneiros externam isso, personalizando os veículos com imagens e símbolos que representam seu amor a Deus.

São muito comuns na estrada os caminhões que tem grande áreas pintadas com imagens de santos, de Jesus, com frases de para-choque com orações e outras formas de externar essa fé.

Muito caminhoneiros também encontram essa paz espiritual em viagens para locais considerados santos, como Aparecida do Norte, onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

É o caso do caminhoneiro André Almeida de Paula, de Carapicuíba-SP, que viaja para Aparecida todos os anos, para agradecer por um grande livramento. Seu pai, Ataílson, hoje com 66 anos, foi vítima de um assalto em 2012, e levou um tiro na cabeça. Apesar da gravidade do ferimento, sobreviveu sem nenhuma sequela.

“Em casa, eu rezei para Nossa Senhora Aparecida e fiz a promessa de que se meu pai fosse salvo eu faria a romaria por 15 anos. No hospital, os médicos não souberam explicar, mas a bala tinha feito uma curva dentro da cabeça do meu pai e não atingiu o cérebro”, contou emocionado.

E quando os caminhoneiros não conseguem ir às igrejas, são as igrejas que vão aos caminhoneiros. É o caso da Pastoral Rodoviária, ligada à Congregação da Missão Província do Sul, da Igreja Católica, de Curitiba-PR, que roda por todo o Brasil desde 1976, celebrando missas pelas estradas, em paradas de caminhoneiros.

Também há outros movimentos, de várias denominações religiosas, que atendem os caminhoneiros nesse lado espiritual.

E assim continuam na estrada esses bravos guerreiros caminhoneiros, protegidos pelo escudo da fé!

Com informações do portal G1




Um comentário em “Fé na estrada

  • 14/02/2019 em 13:13
    Permalink

    Verdade de uma maneira ou de outra c busca Jesus o importante é saber a grandeza da fé

Fechado para comentários.