Falta de caminhoneiros irá afetar lucro de corporações




O consumo de bens e serviços no mundo não para de aumentar. E o lucro das grandes corporações não para de subir. Mas, de acordo com a Heineken, esses ganhos podem ser reduzidos por causa da falta de caminhoneiros.

Na maioria dos países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Japão, e também na Europa, o problema da escassez de mão-de-obra no setor de transportes já é realidade. Para preencher todas as vagas em aberto pelo mundo, seriam necessários várias centenas de milhares de caminhoneiros.

Na última semana, a cervejaria holandesa Heineken apresentou seu balanço do ano de 2018, apontando um lucro de US$ 2,15 bilhões, com crescimento nas vendas de 7,7%. Mas o faturamento poderia ser melhor se a cerveja produzida pelo grupo chegasse mais facilmente aos consumidores.

LEIA MAIS  Como fazer a gestão de frota ser um sucesso: 7 dicas

A Heineken, que no Brasil é dona das marcas Schin, Baden Baden, Heineken e Eisenbahn, disse em entrevista ao jornal holandez Financieele Dagblad, que a falta de motoristas é um dos principais problemas que serão enfrentados pelas empresas. “Devido ao rápido crescimento do e-commerce, há uma escassez angustiante de motoristas em alguns países”, disse Jean-François Van Boxmeer, em entrevista.

LEIA MAIS  Diesel e gasolina tem nova alta

O presidente da Heineken International, o belga Jean-François Van Boxmeer, citou, além da falta de motoristas profissionais, o aumento do valor das commodities, que será de cerca de 5% neste ano. O aumento mais sentido pela empresa será na cevada e no alumínio, duas das matérias primas mais importantes para fabricação e envazamento da cerveja.




60 comentários em “Falta de caminhoneiros irá afetar lucro de corporações

  • 20/02/2019 em 16:35
    Permalink

    Enquanto isso, aqui no brasil tem baldes e baldes de motoristas qualificados pedindo apenas uma chance, no canadá por exemplo falta muito motorista e o profissional é respeitado e tem ótimos beneficios. Agora aqui esta muito dificil entrar nesse ramo tem empresa pedindo 3 anos de experiência, se eu pudesse voltar atrás não teria gastado mais de 3 mil reais com habilitação de carreta e cursos para motoristas, seria melhor ter investido em um curso de idiomas pegar meu passaporte e ir embora desse país.
    Se você esta pensando em mudar de categoria sem estar nessa area pense bem nisso para depois não ficar frustado, invista seu dinheiro em outra coisa pq esse ramo ja esta saturado, só vão dar oportunidade quando faltar mão de obra.

    Resposta
  • 20/02/2019 em 00:01
    Permalink

    tinhamos 6 comjuntos 5 ls e um toco…vendemos todos pagamos funcionarios e parte das dívidas hoje ganho h $2000,00 de salario em uma metalúrgica …e vivo feliz.posso dormir siocegado

    Resposta
  • 19/02/2019 em 19:26
    Permalink

    Sou motorista tenho CNH E mais não tenho experiência registrada em carteira e sim por isso as empresas não dão oportunidade. Aí eu Fasso umas perguntas. Quem nasceu sabendo? Si nem uma empresa me der uma oportunidade,como vou ter experiência?…essa matéria aí Só pode ser brincadeira eu moro em Mato Grosso o estado que mais tem empresas de transporte e nem uma dar oportunidade pra quem não tem experiência comprovada em carteira …como está faltando motorista conheço muitos amigos querendo uma oportunidade mais nem uma empresa dar uma chance nem der fazer um teste ou coisa do tipo…sonho meu de criança parece que nao vai si realizar…#triste😔😔

    Resposta
  • 19/02/2019 em 11:52
    Permalink

    E sem falar das ameaças, “se vc não for no frete eu desagrego vc “

    Resposta
  • 19/02/2019 em 11:50
    Permalink

    Sou motorista autônomo, estamos quase pagando para trabalhar e estamos ainda insistindo no erro, peguei um frete de Serra ES x Osasco me pagaram 3.900 e a transportadora cobrou 25 mil, e as transportadoras alegam que se pagarem a tabela eles quebram, ESSA CONTA NÃO FECHA, além do mais se recusarmos somos tirados de Campo pela transportadora onde estou agregado, e sem falar o descaso, dormir em caminhao semanas, nao vê os filhos crescer, mal remunerado, diante de tudo isso e muitas outras coisas, eu não quero que meu filho seja motorista!!!!!!

    Resposta
  • 19/02/2019 em 11:42
    Permalink

    E espero que um dia o Brasil posa passar por está experiência aí que saber este profissional terá seu valor reconhecido e não será mas marginalizado

    Resposta
  • 19/02/2019 em 11:01
    Permalink

    Falta motorista porem também falta insentivo ao profissional. Me disponibilizo para emigrar para qualquer país que me dê oportunidade de trabalho.

    Resposta
  • 19/02/2019 em 09:52
    Permalink

    Nossa realidade é outra sobra mão de obra e por conta dessa excesso de mão de obra as empresas de transporte não valoriza os profissionais ,nos descartam como se fossemos uma simples peça que deu defeito ,além de nos pagarem salários defasados, mas nas próximas décadas essa situação mudará pois ninguém que ser motorista

    Resposta
  • 19/02/2019 em 09:51
    Permalink

    Transportar bebidas e insumos para a indústria cervejeira tem que ter muita paciência e não se importar com humilhações. Todas elas sem exceção nao tem a menor consideração com motoristas. Se depender de mim vão falir todas, nunca mais carrego bebidas .

    Resposta
  • 19/02/2019 em 08:57
    Permalink

    Sou motorista carreteiro , tá faltando as empresas valorizar os motoristas,dias para carregar dias aguardando para descarregar, falta as condições mínimas , como banheiro,lugar para pernoitar,sem falar no salário,somo scobrados por tudo, aí meu só amor na profissão gostar , agora com essa falta de ensentivo essa geração que tá vindo nao vai ter interesse na profissão, muitos como eu que já passaram dos cinquenta anos vai tocando mais sabemos que uma hora vamos ter que parar,aí á falta só vai aumentando, Tá na hora das grandes empresas rever ás condições dos profissionais do volantes

    Resposta
  • 19/02/2019 em 08:50
    Permalink

    Facil de resolver,era so a empresa que tem funcionarios que querem trocar sua categoria de carteira de motorista,e fazer uma proposta .mais facil arumar um funcianario sem carteira do com carteira e melhor ainda aumenta as vagas de emprego.

    Resposta
    • 19/02/2019 em 13:23
      Permalink

      As empresas também quererem contratar um motorista q tenha no minmín 15 de experiência, q seja mecânico, borracheiro, elettivisel.. aí também nao, tinha q fazer e igual empresa de transporte coletivo, pega o motorista sem experiência e dá um mês de curso pra ele, e profissionalisa o motorista. Mais ninguém quer pegar motorista barriga verde pra fala assim depois, tá vendo aí um exemplo, dei oportunidade pra esse rapaz ou koca, e hoje e ele (a) um excelente profissional.

      Resposta
      • 19/02/2019 em 19:29
        Permalink

        Exatamente 👏👏👏

  • 19/02/2019 em 08:38
    Permalink

    Sou vigilante de escolta armada pelo que nos observamos pela estrada o que falta mesmo aos colegas caminhoneiros é respeito pois a maioria sao muito bons profissionais mas não tem reconhecimento do padrão roda o dia e noite muitas vezes não tem nem um ambiente digno pra se tomar um banho qndo encontra o pessoal cobra até 10,00 reais por um banho de cinco minutos ja que eles tem um salário tão defasado deveria olhar mais pra categoria ai sim teria mais profissionais ha disposição ..!!!!!

    Resposta
  • 19/02/2019 em 08:38
    Permalink

    Bom dia
    Sou caminheiro a seis anos abilitado na categoria “A,E” e curso mopp-curso atualizado mas encontro dificuldades para trabalhar com carreta tenho experiência com truck ja manobrie carretas no patio e mesmo assim esta difícil conseguir trabalhar com carreta .
    Ai me pergunto como falta motorista se as empresas não valoriza os que estão trabalhando com truck e querem trabalhar na carreta mas as empresas não dá oportunidade para que ja esta na estradas trabalhando . Se a experiência que temos de estradas não for o suficiente para empresa como falta motorista

    Resposta
    • 19/02/2019 em 19:31
      Permalink

      Estou na mesma situação cheff…essa matéria só pode está de brincadeira ou é falsa

      Resposta
  • 19/02/2019 em 07:24
    Permalink

    Já tá na hora de exportar motorista,porém logo no Brasil também vai faltar por causa dessa lei que o motorista so tem a perder!

    Resposta
  • 19/02/2019 em 06:48
    Permalink

    Irá ter mesmo,com essa miséria de salário que paga e falta de respeito das estradas seguranças do governo.Eu sou um profissional na categoria com esse salário ganho mais vendendo pão de mel nas ruas.$200 por dia ×20=$4.000,00 fico ainda final de semana em casa.

    Resposta
  • 19/02/2019 em 05:20
    Permalink

    A empresa poderia importar motoristas, viabilizando toda a documentação para facilitar o ingresso do mesmo. Eu já me coloco a disposição para trabalhar em outro país.

    Resposta
  • 19/02/2019 em 04:38
    Permalink

    Tenho 16 anos como estradeiro, atuava na área comercial e o DNA pela profissão me fez migrar … Porém não incentivo a ninguém entrar pra esse ramo, pois, não temos estrutura para trabalhar, somos tratados pior que lixo, não temos um salário digno extremamente mal remunerados, por isso e muitas outras coisas que se fosse citar daria um livro…. realmente VAI FALTAR MOTORISTA.

    Resposta
  • 19/02/2019 em 00:31
    Permalink

    Engraçado, dizem falta motorista mas quando vamos pra entrevistas , e tanta pergunta sem pe sem cabeça, a ultima a piscologa perguntou se era casado , disse que era separado, ela perguntou se eu mantinha relaçao ainda conjugal kkkk , o que tem haver vida pessoal com meu lado profissional, são 20 anos de estrada, quando não é as empresas contratantes , são os recebedores, são as estradas , as autoridades de transito, são estes governantes bandidos, que nos tratam como lixo , salário, fretes , pedágios, tudo a desfavor da nossa classe, tá faltando profissionais na área beleza agora coloca suas mulheres suas dondocas que dormem até uma da tarde colocam vcs empresários suas bundas em um banco e vai roda horas e horas pra entrega suas mercadorias e suas produções industriais, e vcs jovens tentem estudar, de valores a vcs, tentem ingressar em algo que deixem vcs próximos a suas famílias nós ja estamos calejados e temos que seguir ainda enfrente, nestas pistas escuras e esburacadas e mal sinalizadas, aonde sabemos que saimos de casa mais não sabemos se voltamos , pois só Deus olha por nois, motorista de caminhão ou carreteiro é uma profissão de coragem e muito linda, mas sem reconhecimento .

    Resposta
    • 19/02/2019 em 08:48
      Permalink

      Vdd nós motoristas somos castigados de td jeito em td tem obstáculos , e a quem recorrer? Como profissional temos q por si só viver buscando melhoras tá difícil!!

      Resposta
  • 18/02/2019 em 23:30
    Permalink

    Motorista tem milhares, talvez milhões com CNH AE,AD, PROBLEMA QUE AS EMPRESAS DE TRANSPORTE NÃO DÃO CHANCE,AOS MOTORISTA SEM EXPERIÊNCIA,como eles vám adquirir experiência

    Resposta
    • 19/02/2019 em 19:34
      Permalink

      Essa e a minha situação cheff tenho experiência mais não registrado em carteira…como vou ter experiência desse jeito …acho que ninguém nasce sabendo

      Resposta
  • 18/02/2019 em 22:57
    Permalink

    Eu acho q para terem mais motorista profissionais as empresas teriam q dar oportunidade para novos motoristas. Como vou ser um motorista profissional sendo q eu não tenho nenhuma aportunidade. Troquei minha abilitacao tem 10 messes e até hoje não consegui arearru nenhum emprego de motorista

    Resposta
    • 18/02/2019 em 23:05
      Permalink

      Boa noite!! Concordo com você plenamente Mario ,eles tem que dá oportunidade isso faz com que a gente se incentiva e corre atrás das vagas abertas .

      Resposta
  • 18/02/2019 em 22:49
    Permalink

    Pessoal parem de se iludir, a falta de motorista é em países de primeiro mundo. Aqui no Brasil sobra motorista e mesmo assim tem um monte de gente querendo entrar no transporte. ACORDA PRA VIDA.

    Resposta
    • 19/02/2019 em 18:26
      Permalink

      é isso daí é isso daí meu amigo lá fora o pessoal tem estudo e não quer saber de volante não lá eles tem como ganhar dinheiro aqui não aqui não se tem estudo e ser motorista hoje é a mesma coisa que ser ajudante de qualquer coisa tá sobrando e aí e aí Vira essa p******

      Resposta
  • 18/02/2019 em 22:35
    Permalink

    Eu acho é pouco, querem melhorar essa situação ?
    Então paguem bem e tbm respeitem mais a categoria.
    Porque essa matéria vcs não transmitem em jornais bem conhecidos.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 22:29
    Permalink

    O grande problema não é a falta d motorista mais sim as exigencias q as empreza adotan e repuginante isso como q o Brasileiro vai arrumar um emprego se né sequer as empresas da uma oportunidade pro proficional estou dezempregado a mais de 3 anos tenho carteira ad com cursos mop coletivo operador de retrô operador de munk operado de empilhadeira i mesmo assim as empresa exige no mínimo 6 meses de experiência agora vem falar q não tem motorista a conta outra..

    Resposta
  • 18/02/2019 em 22:16
    Permalink

    A pessoa vai atrás do trabalho chegando lá elis quer que tenha experiência em navio cargueiro em trem cargueiro em aeronaves como que vai conseguir emprego desse jeito todos nois merecemos uma oportunidade na vida falta de motorista não no mercado tem bastante as empresas tão com frescura

    Resposta
  • 18/02/2019 em 22:06
    Permalink

    Com esse desemprego no Brasil, deve ter muitos motoristas parados a procura de trabalho… Anuncie que aparece milhares…

    Resposta
  • 18/02/2019 em 21:48
    Permalink

    Aqui no Brasil motorista e tratado como lixo tabela de frete ninguém respeita e não temos punição ok cada vez menor o número de motorista

    Resposta
  • 18/02/2019 em 21:39
    Permalink

    Estou disponível para teatrabal em qualquer lugar do planeta desde que me pagam bem 31992144839

    Resposta
  • 18/02/2019 em 21:39
    Permalink

    Não tem motorista suficiente nem no Brasil imagina pra fora do brasil.sou caminhoneiro autônomo mais eu quero que o mar pega fogo pra eu comer peixe assado.trata motorista como se fosse cachorro bem feito só assim no futuro vai ter mais respeito pelo o profissional.isso é se essa juventude de hoje aguenta o tranco porque a pegada e loca….

    Resposta
  • 18/02/2019 em 20:59
    Permalink

    Deveriam facilitar pra que os caminhoneiros daqui pudessem trabalhar o mais rápido possível lá, mais é um país totalmente burocrático os EUA , precisamos de emprego, queremos trabalhar porque essa crise do Brasil acredito que só tem a piorar, não há esperança de dias melhores. Queremos oportunidades.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 20:40
    Permalink

    Gozado la falta e aqui no Brasil vc gasta mais de 3.000,00 para mudar de categoria a E e nenhum empresario ou empresa te admite mesmo fazendo treinamento e capacitação , já lá fora e a laco isso e uma vergonha.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 20:15
    Permalink

    Boa noite vi q estão em falta de motoristas la fora se tiver algum chefe de empresas q queira m contratar eu iria sem problema tenho cnh categoria e com experiência em transporte de cargas

    Resposta
  • 18/02/2019 em 19:57
    Permalink

    Olá sou Uinglison de Goiânia Goiás sou motorista profissional categoria E a 17 anos si tivesse uma parceria com os países lá fora seria interessante ter uma oportunidade eu com certeza iria pra fora do Brasil pra trabalhar com carreta

    Resposta
  • 18/02/2019 em 19:44
    Permalink

    Paga bem e acaba o problema ponto final.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 19:34
    Permalink

    Eu era carreteiro larguei por falta de salarss segurança e muita exploração das empresas

    Resposta
  • 18/02/2019 em 19:29
    Permalink

    só Lourival de Parnamirim rn só motorista de caminhao categoria C mais por mal informações dos contratantes não ver os profissionais com está CNH si ela é pra dirigir caminhao bitruck .

    Resposta
  • 18/02/2019 em 19:08
    Permalink

    Nos qualificamos, nos aperfeicoamos, mas aqui no Rio de Janeiro não temos oportunidade, trabalhei com truck 6anos neste trânsito caótico e desumano, no qual ficamos semanas ou talvez meses sem o acolhimento de nossas famílias pelo nosso dever, pela nossa idoneidade ao trabalho, sou motorista carreteiro, porém se tivesse a oportunidade de sair do Brasil , com certeza também não hesitaria.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 18:51
    Permalink

    Quando o mundo começar a tratar o”caminhoneiro” como gestor de unidade móvel,talvez acabe com a falta de profissionais do setor de transportes.
    #Ficaadica

    Resposta
  • 18/02/2019 em 18:43
    Permalink

    Boa noite trabalho com carreta hoje sou empregado meu salário médio em torno de cinco mil reais por mês o problema são os descontos IR, INSS fiz alguns amigos no Facebook que são motoristas na Europa o salário médio deles está dois a três mil reais acima do meu mas se pintar a chance de ir embora para a Europa com certeza irei com a família mas conta da falta de segurança que temos aqui no Brasil com o salário meu e da minha esposa vivemos muito bem como disse se tiver a chance de trabalhar no exterior vou sem pensar

    Resposta
  • 18/02/2019 em 18:41
    Permalink

    Possuo categoria E mas empresa nenhuma me da oportunidade pq não tenho experiência na carteira aí fica difícil

    Resposta
  • 18/02/2019 em 18:40
    Permalink

    Isso aí não tem nada a ver com a realidade nossa. Encher linguiça. É o site colocando matérias para dar visualizações. A realidade brasileira é outra.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 18:36
    Permalink

    É uma daquelas reportagens que não tem valor nenhum para nossas vidas e nosso conhecimento. O Brasil está uma merda e essa situação de falta de caminhoneiro em outros países, que eles se danem. Aqui nós precisamos que essas companhias dêem mais empregos e parem de enfiar lucros enormes na bunda.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 17:51
    Permalink

    se, pelo menos aqui no Brasil, o motorista fosse valorizado, com salarios e fretes decente, poderia ser diferente. Mas pagam mal e agora jogam a culpa neles.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 17:50
    Permalink

    Tomara que falta mais e mais é mais ……….nao temos valor algum.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 17:33
    Permalink

    Pramim ser a um prazer o povo passar falta de comida bens de consumo etc.
    Por falta de caminhoneiros.
    Assim o povo dar a valor em nós.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 17:26
    Permalink

    Não sei quem ganha . Com essa conversa de falta de caminhoneiro. Olha eu aí com todos os cursos na habilitação E.so esperando uma oportunidade e não me dão tem que ter experiência. Brincadeira.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 17:12
    Permalink

    Infelizmente estas empresas não dao condições a altura de um profissional, elas só querem ganhar. Facam proposta decentes que os profissionais aparecem paguem bem e dê qualidade de trabalho a altura.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 16:48
    Permalink

    Adoraria que aqui no Brasil estivesse faltando motoristas pork assim talvez tivéssemos mais valor.

    Resposta
  • 18/02/2019 em 16:29
    Permalink

    Que falta de caminhoneiros que nada aqui no brasil está cheio de bons profissionais porque vcs não vem buscar aqui e dão condições como casas pra família e condições de trabalho eu mesmo não pensaria duas vezes se me convidassem mas pra ir sem ter onde ficar e sem uma segurança se é mesmo verdade ou não ai fica difícil né

    Resposta
    • 18/02/2019 em 18:16
      Permalink

      Sou altonomo, se as grandes empresas repassassem um pouco das cargas que sao destinadas às transportadoras para os altonomos a demanda de entregas seria maiores e mais rápidas , pois as grandes transportadoras quetem lucrar muito em cima dos autônomos.

      Resposta
      • 18/02/2019 em 19:37
        Permalink

        Deveriam dar uma oportunidade para nos brasileiros poder ir trabalhar lá fora .será que esses países vão dar oportunidade pra quem.quer ir ? Gostaria muito de saber

Deixe sua opinião sobre o assunto!