Mack Trucks apresenta caminhão híbrido elétrico




A Mack Trucks apresentou nesta semana um novo caminhão híbrido elétrico plugin-in, baseado no modelo diesel convencional Pinnacle. O modelo foi apresentado no Show de Transporte de Baixa Emissão de Carbono da California Air Resources Board, em Sacramento, na Califórnia.

O modelo foi desenvolvido como parte de um investimento de mais de US$ 23 milhões, que visa a redução da poluição e das emissões de gases de efeito estufa, em locais com grandes fluxos de veículos, como portos, pátios ferroviários e corredores de transporte de cargas.

O caminhão já vem sendo testado por uma empresa nos portos de Long Beach e Los Angeles nos últimos seis meses, e, de acordo com a Mack, os testes tem sido bem-sucedidos, e os resultados do uso da tecnologia são promissores.

LEIA MAIS  Tesla Semi realiza as primeiras entregas de veículos

O caminhão é equipado com um motor diesel Mack MP7, de sete litros, equipado com um sistema de motores que são alimentados por energia elétrica gerada pelo motor diesel. As baterias do veículo podem também ser recarregadas na tomada.

O caminhão lê uma série de informações, da rota, relevo, tipo e peso da carga, e consegue determinar pontos onde consegue funcionar com emissão zero, utilizando inércia ou somente a energia armazenada nas baterias. Também há um modo de operação manual para o sistema, acionado por um botão dentro da cabine.

LEIA MAIS  Tesla Semi realiza as primeiras entregas de veículos

Com esse sistema, o caminhão conseguiu rodar cerca de duas vezes mais somente em modo elétrico, sem emissão nenhuma de poluentes, quando comparado com o modelo desenvolvido pela Mack anteriormente.

Os testes com o Pinnacle híbrido continuarão por tempo indeterminado, e a montadora ainda não tem prazo para iniciar as vendas do modelo.




Deixe sua opinião sobre o assunto!