Volvo CE testará carregadeiras com controle remoto e soluções autônomas com rede 5G

A Telia, a Ericsson e a Volvo Construction Equipment anunciaram esta semana a primeira rede 5G da Suécia para uso industrial nas instalações da empresa na cidade de Eskilstuna. A Volvo CE se tornará uma das primeiras companhias do mundo a usar a tecnologia 5G para testar máquinas controladas remotamente e também outras soluções autônomas.

A rede 5G será usada nas instalações de pesquisa e desenvolvimento da Volvo CE em Eskilstuna, para o desenvolvimento de soluções para o controle remoto de maquinas de construção e soluções totalmente automatizadas. Ela também será utilizada para aumentar a compreensão de como as máquinas conectadas podem gerar valor agregado para o cliente.

“A automação tem vários níveis e ter a 5G é um suporte técnico importante que nos permitirá impulsionar o desenvolvimento nessa área. Os testes incluirão o controle remoto de uma carregadeira de rodas convencional, e também do transportador de carga conceito HX2”, diz Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.

Eficiência

“O interesse da indústria em 5G é considerável. A automação de todo o fluxo se traduzirá em novas formas de trabalho e maiores ganhos de eficiência. Mas, para conectar máquinas e veículos essenciais para os negócios, é necessária uma solução capaz de lidar com grandes quantidades de dados com conexão garantida. Isso é o que a rede 5G pode nos dar. E estamos orgulhosos de liderar o desenvolvimento 5G na Suécia junto com nossos parceiros”, diz Anders Olsson, CEO da Telia Sweden, operadora de telefonia na Suécia.

LEIA MAIS  Volvo apresenta Série Especial 40 anos e Iron Knight na Fenatran

Mesmo com sistemas totalmente automatizados, eventualmente a intervenção humana ainda é necessária. A tecnologia atual de controle remoto possui um intervalo de tempo que dificulta o controle em alta velocidade ou com alta precisão. A rede 5G tornará o controle remoto mais simples e seguro.

“Com tempos de resposta extremamente curtos, alta capacidade e um alto nível de acessibilidade à rede móvel, a tecnologia 5G pode ser usada para aplicações como o controle remoto de máquinas pesadas em tempo real. Isso abre novas oportunidades para maior eficiência, reduzindo custos e riscos em ambientes perigosos. O 5G nos permite criar uma sociedade mais segura, eficiente e sustentável. Em cooperação com a Telia e a Volvo CE, estamos colocando a teoria em prática. O 5G está pronto para o mundo se ligar”, diz Magnus Frodigh, chefe de pesquisa da Ericsson, empresa sueca de tecnologia.

A Volvo CE, a Telia e a Ericsson trabalharam juntas antes de implantar a tecnologia mais recente que contribui para uma mineração mais segura e eficiente. No ano passado, a Volvo CE se uniu ao programa de parceiros 5G da Telia. As lições aprendidas nos testes em Eskilstuna serão estendidas para as atividades globais.

LEIA MAIS  Transportadores compram mais de 40 caminhões por hora no Brasil

“Estamos testando localmente, mas operamos globalmente. Máquinas conectadas e soluções autônomas são o futuro. Elas podem oferecer aos nossos clientes uma produção mais eficiente, maior flexibilidade e trabalho mais seguro. Ao reduzir os potenciais riscos de segurança e o tempo de inatividade associado a setores como mineração, podemos nos aproximar de nossa meta de zero emissões, zero acidentes e zero paradas não planejadas. Será emocionante ver até onde a tecnologia 5G pode nos levar”, conclui Melker.

Sobre a 5G

A 5G é a rede móvel de quinta geração. Comparado com a 4G, a 5G é mais rápida, tem menor tempo de atraso, maior acessibilidade e é capaz de lidar com mais dispositivos conectados ao mesmo tempo. Ela abre áreas totalmente novas de aplicação dentro da indústria, funções sociais fundamentais e em nossa vida cotidiana.