Três caminhões carregados com blocos de granito foram flagrados pela PRF com 71.720 quilos de excesso de peso na manhã de terça-feira (09), no Km 880 da BR 101, trecho do município de Teixeira de Freitas, distante 827 quilômetros de Salvador.
A fiscalização iniciou com abordagem aos três caminhões simultaneamente. Um Volvo/FH540 estava com 28,21 toneladas de excesso. O segundo veículo, da marca MAN, modelo TGX , apresentou 26,31 toneladas a mais que o permitido, visto que a capacidade máxima do veículo é de 57 toneladas. Já o terceiro, um Volvo/FH540 transitava na rodovia com 17,20 toneladas de excesso.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz/Ba) foi acionada, visto que os condutores não apresentaram nota fiscal da mercadoria. O Ministério Público Federal também foi comunicado da ocorrência.
Além das multas, os motoristas assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecerem ao Juizado Especial Criminal, a fim de responderem por suas condutas previstas nas normativas legais.
Os veículos foram removidos ao pátio da PRF e só serão liberados mediante comprovação de pagamento da multa Sefaz, apresentação de documento fiscal e regularização do excesso de peso (transbordo).
O excesso de peso sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO
4 comentários
Enquanto não multar as empresas que faz o carregamento, não vai resolver nada.
motoristas são responsáveis sim, o patrão é somente o mandante mais quem é o assassino que vai matar inocentes nas estradas são eles, vocês sempre dão uma de coitadinhos sofredores nas estradas mais quando fazem merdas tiram logo o rabo da reta dando uma de inocentes; vão todos tamar no c´. e mais carregam porque a comissão aumenta uma vez que voces trabalham em regime de escravidão somente ganhando conforme a produção ou seja comissão.
Pelos danos que causa o excesso de peso deveria ser muito mais intensa a fiscalização. Pois, quem trabalha corretamente é prejudicado em vários aspectos. No caso dos caminhoneiros muitas cargas a mais teria inclusive para os autônomos. E os danos aos pavimentos, que são grandes, todos pagam se não em tarifas mais caras de pedágio indiretamente com mais recursos que o governo gasta na manutenção, oriundos dos impostos. Lotario Wessling, caminhoneiro autônomo Venâncio Aires RS
Bom dia!!
A PRF e o ministério público tem q algemar e prender os donos dos caminhões e não os motoristas q na maioria das vezes não tem culpa pois são obrigados sob pena de perder o emprego, pelo amor de Deus abram os olhos e fiscalizem.