Volvo lança sistema de monitoramento de distância do caminhão da frente

A Volvo Trucks introduziu uma nova função de segurança para seus caminhões. O Distance Alert, ou Alerta de Distância, ajuda o caminhoneiro a manter uma distância segura do caminhão da frente, evitando situações críticas. Cerca de 20% dos acidentes envolvendo caminhões são colisões traseiras.

“Muitas vezes, acidentes deste tipo são causados ​​por desatenção e distância muito pequena do veículo da frente. O Alerta de Distância avisa os condutores com uma luz vermelha no pára-brisas assim que o caminhão se aproximar demais do veículo e, na maioria dos casos, uma colisão pode ser evitada ”, afirma Carl Johan Almqvist, Diretor de Tráfego e Segurança de Produtos da Volvo Trucks.

O Alerta de Distância faz parte da versão mais recente do sistema de suporte de direção da Volvo Trucks, o Alerta de Colisão com Freio de Emergência , projetado para ajudar os motoristas a evitar acidentes em várias etapas. Se o Alerta de Distância não tiver o efeito pretendido, uma luz piscante e um alarme sonoro serão usados ​​para avisar o motorista. Finalmente, o freio de emergência avançado é ativado. Tudo isso acontece em apenas alguns segundos.

O sistema é ativado automaticamente em rodovias, quando o caminhão atinge 60 km/h. Esse sistema só não funciona se o controle de cruzeiro adaptativo estiver acionado. O Alerta de Distância usa uma combinação de tecnologia de câmera e radar para medir a distância entre os veículos.

“Para as empresas de transporte, investir em segurança faz sentido não apenas proteger as pessoas, mas também economizar dinheiro. Menores custos de seguro e reparos, e menos paradas não planejadas são alguns dos argumentos. Além disso, um estilo de condução segura é geralmente eficiente em termos de consumo de combustível. A combinação de motoristas conscientes e caminhões mais seguros beneficia a todos ”, diz Carl Johan Almqvist.

A função Alerta de Distância está disponível no Volvo FH, Volvo FH16, Volvo FM e Volvo FMX fabricados a partir de 04 de junho de 2018 na Europa. Os caminhões também precisam estar equipados com o sistema de aviso de colisão da Volvo Trucks.

Deixe um comentário!

Na década de 1980, caminhão elétrico já era realidade no Brasil Conheça os caminhões mais vendidos do Brasil em novembro Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA