CaminhoneiroCuriosidadesNotíciasNotícias

6 dicas importantes para caminhoneiros de primeira viagem

Você está iniciando como caminhoneiro e está à procura de dicas para fazer isso da melhor forma possível? Então acompanhe este artigo e conheça as melhores 6 dicas para quem está começando como caminhoneiro.

Uma das profissões mais importantes, responsável por fazer o país se movimentar e crescer, é a de caminhoneiro. Por isso, constantemente há pessoas que estão iniciando nessa carreira.

Se este é o seu caso, você já deve ter percebido que precisa de muito mais do que uma habilitação especial e um caminhão para ser caminhoneiro. Existem algumas dicas que fazem toda a diferença para quem está começando nesse ramo, mas que nem todo fala.

Para ajudar, preparamos este artigo com 6 dicas para caminhoneiros de primeira viagem. Acompanhe e fique mais confiante nesse seu início de profissão.

Conheça 6 dicas para quem está começando como caminhoneiro

  1. Tenha a documentação sempre em dia

A primeira dica é uma das mais fundamentais: tenha sempre toda a documentação necessária em mãos e mantenha tudo em dia. Carteira de habilitação, documentos do caminhão e referentes a carga que você está transportando devem estar sempre fáceis na cabine.

  1. Faça manutenções constantes no caminhão
RECOMENDADO  Ritmo Logística está com vagas abertas para motoristas carreteiros

O recomendado é que, sempre antes de iniciar uma viagem, o motorista realize uma inspeção no veículo.

Nunca inicie uma viagem sem dar uma olhada no sistema de freios, na parte elétrica, no sistema de ar, na pressão do óleo e sem analisar a situação dos pneus.

  1. Atente-se a segurança

É fundamental que você esteja sempre atento a sua segurança, a do seu veículo e a segurança da carga que está transportando.

Nos últimos anos, os números de roubo de cargas cresceram muito no Brasil, e boa parte deles aconteceu de maneira violenta.

Por isso, além de contar com um seguro para a carga e também para seu caminhão, sempre escolha rotas mais seguras e pare o veículo apenas em locais movimentados e bem iluminados. Vale a pena considerar a possibilidade de segurar a carga também.

  1. Sempre estude a rota antes de pegar a estrada

Um bom caminhoneiro sempre estuda com atenção as possibilidades de rotas e escolher aquelas que, antes de serem as mais curtas, sejam as mais seguras, tanto em questão de qualidade do asfalto e trânsito até questões como roubos e assaltos.

Ao fazer isso, além de garantir uma viagem tranquila, você ainda evita o contratempo de se perder, e consegue programar melhor o prazo de entrega da sua carga.

  1. Seja responsável
RECOMENDADO  Oportunidade: Transportes Silvio contrata novos motoristas carreteiros

Mesmo que seja apenas um copo, nunca ingira bebidas alcoólicas quando estiver na estrada.

Caminhões são veículos grandes e pesados que, geralmente, respondem aos comandos dados de uma maneira mais sensível.

Por isso, é fundamental que seu reflexo não seja comprometido de maneira nenhuma.

  1. Fique atento a sua saúde

Atente-se as dicas de saúde para caminhoneiros. É preciso ver uma série de detalhes quando nessa profissão, desde a postura que você se senta para dirigir, até a refeição que você faz antes de pegar a estrada, e especialmente em viagens mais longas, quando o sono pode bater depois do almoço, ou você pode se distrair com uma dor nas costas.

Seguindo essas 6 dicas para caminhoneiros de primeira viagem, certamente suas viagens serão bem mais tranquilas e você conseguirá entregar suas cargas a tempo e com muita segurança.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

16 thoughts on “6 dicas importantes para caminhoneiros de primeira viagem

  • Rosenildo Miranda

    Meu sonho quanto adolescente era ser caminhoneiro hoje já bem durmo direito sou caminhoneiro a 22 anos e cada dia q passa vejo a classe mas defamada e humilhada ninguém nos respeita nem os próprios companheiro sempre tem um querendo tira vantagem do outro vivemos pra trasportar o progresso e morrermos como um resto pra sociedade ..então minha dica para os futuros caminhoneiro e que c for pra vim pra estrada venha por amor ao caminhão não pra achar q vai desfilar ou compra produtos ilícitos como drogas com mas facilidade não achando q em cada cidade vai ter um frogueiro pra tira foto do seu caminhão e posta na internet não achado q aqui é um passarela onde o melhor eo que está mas bonito ou mas novo …c for vim pra esse mundo venha com confiança responsabilidade e acima de tudo humildade e nunca deixe q desfaçam de vc e não aceite q generalizar a classe porq c você não foi o responsável n tem porq aceitar q falem oque vc não e …

  • Tenha medo e respeite a ferramenta que vc tem na mão pq o dia que vc achar que sabe tudo e é O bom ai é aonde da merda autoconfiança vai devagar com esse sentimento fica a dica

  • Jose maria de souza

    Legal e sempre ter alguem nos conscientizando reacoes adversas que a estrada oferece no dia a dia tais como tempo temperatura estradas ruim os desconfortos que so a mao de deus pra mos proteger nossos motorista. Precisamo da comprensao fo nosso presidente bolssonaro para liberacao da verba pros csminhoneiro que muitas veses nao consegue trocar seu caminhao melhorar sua ferramenta de trabalho

  • Vigésima quarta , vai estudar pra não ser burro igual a nós!!
    Ser caminhoneiro no Brasil é ajudar o progresso e ser tachado de marginal pela sociedade . É ter que engolir sapos constantemente , é não poder reivindicar seus direitos , é ser chamado de irresponsável mesmo que vc não seja o causador de um acidente .
    Ser caminhoneiro é viver só e morrer esquartejado na solidão da estrada!!

    • Vigésima quinta, não verás seus filhos crescer, vigésima sexta, não irá em comemoração de parentes e amigos ( casamentos, aniversários e outros), vigésima sétima, será extorquido por guardas, vigésima oitava, irá se envolver em algum acidente, tomara que não seja fatal. E aguarde tem muita mais.

  • Vigésima terceira, você tá fudido, muda de profissão!

  • João Roberto Rodrigues da Silva.

    O problema do Brasil é o brasileiro.

  • Elenice de souza

    Aff com coisa que ninguem sabe disso.

    • Maurício Vitor

      Na parte da documentação não esqueça de deixar 50tão junto do documento, é fundamental pro guarda te liberar mesmo estando tudo em dias

  • Tudo bonito na teoria na prática nada funciona no Brasil caminhoneiro e tratado como cachorro.não tem tempo para comer,dormir,ganha pouco trabalha muito .e não sobra para manutenção em seus caminhões.

  • Sebastião Silva

    Sétima dica: o patrão vai querer que. Você rode 16 a 18 horas por dia. Oitava dica: 90% dos locais onde você consegue parar para uma pausa não tem ou tem banheiros em em péssimas condições, a prostituição é certa e acompanhada de traficantes de drogas, se você consegue dormir é muito fácil seu caminhão ser violado por ladroes de todas as categorias.Nona dica: muita atenção com alguns corruptos. Pois se você tiver qualquer dificuldade será muito difícil você encontrar apoio longe de seu domicílio.

  • Joao carlos da cruz.

    Primeira dica :.Você vai ser tratado como bandido.segunda:Esqueça sua familia.Terceira:Vai ganhar muito mau pelo serviço que vai realizar.Quarta:Fique esperto com os assaltos.Quinta:O patrão só se preocupa com o caminhão, numca com você. Sexta e última: você nao vai mais se aposentar.Abraços.

    • Natalice da Silva moreira

      Nossa ..era meu sonho ser caminhoneira .mas depois desta estou sem perspetiva.

      • Elcio de Souza

        Natalice tudo verdade e muito mais, tenho 18anos de Estrada em cima de carreta, meu pai se aposentou agora com um salário de 1500 reais, um lixo
        Hoje tenho depressão de caminhão, não tenho amigos pois todos so tem interesse em te derrubar, ou se vc for muito boazinha te massacram seus próprios companheiros de trabalho.
        Se puder corra atrás de outras coisas, pois estou abandonando, meu irmão tem 25anos de Estrada até agora não se aposentou, vive de remédios para controlar diabetes, pressão alta e outras coisas quê vc adquiri na estrada, isso o pessoal não comenta.

      • Elcio de Souza

        Feliz daquele que conseguiu fazer seu pé de meia e abondonar as Estradas ,pq dessa cartola nada vai melhorar a tendência é só piorar. Isso meu pai falava a 18 anos atrás, não dou muito tempo, a sociedade vê caminhoneiros como lixo, não te respeitam no trânsito, nas estradas, nos clientes, a mão de obra barata, resumindo hoje os empresários só compram caminhões novos e te dá um salário de merda,eles enricam nos não somente trabalhamos para comer muito mal ,tentar pagar as contas para não sujar o nome, pq sem ele vc não é nada.

    • Roberto Ferreira de Araújo Filho

      Caramba mermão… Reportagem extremamente óbvia. Tava lendo alguns comentários abaixo e tô vendo que a galera tá muito decepcionada, muito contrariada, muito desanimada… Eu, muito pelo contrário, acho uma maravilha estar na estrada, só o fato de estar conhecendo esse brasilsão de meu Deus já é um sonho. Se engana que acha que a grama do vizinho é mais verde. Se você acha que sua profissão está ruím, pensa em outros milhões de pessoas que acordam as cinco da manhã pega ônibus lotado com risco altíssimo de ser assaltado, roda nessa lata de sardinha por duas horas num trânsito muito louco e passa várias horas dentro de um escritório, ou num balcão, ou num armazém, ou numa portaria, enfim, o cara fica agarradinho o dia todo num mesmo lugar. Aí você fala que o sujeito vai ter o fim de semana com a família, pois é, tem essa vantagem, né?? Porém, o cara fica com a família e vai assistir TELEVISÃO?????? Dexa eu curtir o meu brasilsão qui tá bão dimais… Ctadoido.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading