Mercedes-Benz apresenta novo Actros ao mercado brasileiro
A Mercedes-Benz apresentou, em sua pista de testes em Iracemápolis-SP, sua nova linha Actros, um caminhão com um design totalmente novo, novas potências e versões de chassis. Além disso, o caminhão traz novos itens de segurança, economia, conforto e conectividade.
Apesar do design da cabine ser semelhante à lançada na Europa, trata-se de um projeto totalmente novo, mantendo a segurança da Europa, mas ouvindo as estradas brasileiras.
Além da nova aparência externa, a cabine é completamente nova por dentro, com muita tecnologia e conforto para o motorista. No lugar do tradicional painel, estão duas telas, que dão ao motorista um visualização muito agradável de tudo o que está acontecendo no veículo, além de poderem ser usadas para controlar uma série de parâmetros do veículo.
“A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
O design externo da cabine é mais aerodinâmico, contribuindo para a redução de consumo de combustível. A altura interna é de 1,84 metro, com um túnel do motor muito baixo, facilitando a movimentação.
“Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desenhamos uma nova cabina de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”.
Além dos destaques no painel, a nova cabine tem novos bancos, mais confortáveis, e uma nova cama, mais larga e comprida, com colchão de alta densidade.
As mudanças de design, aprimoramentos no motor e uma nova turbina proporcionam ao veículo uma economia de até 12% no consumo de combustível, quando comparado com a geração atual do Actros.
Graças à conectividade, os intervalos de manutenção preventiva são maiores, o que proporciona uma economia de até R$ 6 mil por ano em manutenção e troca de itens de desgaste.
Em 2020, os novos Actros começam a ganhar as estradas com três versões de motores e uma inédita versão 4×2. O modelo 4×2 sai de fábrica com motor de 450 cavalos, e é ideal para aplicações como cegonha, baú e outros. O modelo é o 2045 4×2.
Além dessa versão, o Actros ganha uma nova opção de motor de 480 cavalos, para as versões 2548 6×2 e 2648 6×4. O modelo mais potente da linha é o Novo Actros 2651 6×4, um dos caminhões mais vendidos de 2019.
O motor é o consagrado Mercedes-Benz OM 460, que conta com diversas melhorias técnicas para atender às novas potências e permitir uma grande redução no consumo de combustível. Outro grande destaque do motor OM 460 é a intercambialidade de peças. O motor OM 460 tem a maior parte de suas peças em comum com o consagrado OM 457 da linha Axor, que reduz os custos na hora de uma manutenção.
Além de todas essas mudanças, o novo Actros passa a contar com várias tecnologia de segurança inéditas no Brasil, como a 5ª geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP).
Essas tecnologias se aliam à duas já disponíveis para o Actros atual, o Controle de Proximidade e o Assistente de Faixa de Rolagem.
“O Novo Actros será o único caminhão de série no mercado brasileiro que freia sozinho”, diz Philipp Schiemer. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.
Na questão da robustez, o veículo ganha uma nova suspensão traseira metálica, a Global TufTrac, mais leve e mais robusta, que oferece mais carga útil, além da maior disponibilidade do caminhão. Essas suspensão não precisa de lubrificação e rediz significativamente os ruídos.
Além disso, o veículo 6×4 com freio a tambor irá contar com o sistema Disconnected Liftable Tandem – DLT, um suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4.
Os modelos 6×2 e 4×2 chegam ao mercado com o novo eixo New Final Drive, que é mais leve, e resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida. Além disso, também tem um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo.
Até que me provém ao contrário “volvo”é o melhor a vários anos. Tomara que a nova geração do Mercedes e Scania se aproximem ou fique melhor que o volvo.
Opa, mais 12 por cento de economia . Não era para os caminhões está rodando sem combustível com tanta economia em tantos lançamentos nas últimas décadas?
Finalmente um caminhão com chave presencial e painel digital. Inovador mesmo.
Só não entendo tanta preocupação com segurança e o airbag ser opcional.
Tb não consigo entender porque o motor 510 cv não pode equipar um 6×2 ou até um 4×2.
Cabine somente com uma opção de altura.
Ainda falta muito para competir com Volvo e Scania.
Mercedão Véio de guerra É q New câncer ,,, principalmente esses novos q é uma bucha
… depois de uns três anos de uso ninguém quer …o preço então pelo amor de Deus…
Mais uma mula já cansada na EUROPA. BRASIL, país dos LIXOS!
Este modelo já existe há uns 8 anos na Europa. Ôh Brasil atrasado! Os de Lá nem retrovisores existe mais, são câmeras…
Vou pesquisar na Europa pra ver se algum pequeno frotista e/ou autônomos já encomendaram para as empresas que modificam cabines uma versão bicuda desse caminhão.
E antes de postarem asneira aqui no meu comentário, pesquisem no Google esses nomes de empresas: Vlastuin Truckopbouw, Charles Feijts Groep, Brevet Carrosserie e A&M Commercials. Dêem uma olhada no tipo de trabalho que eles fazem lá, DEPOIS comentem aqui. Vou trazer esse serviço pra cá.
Ótima idéia de trazer este serviço pra cá
Ainda está muito atrás da VOLVO!
Que me perdoem os ‘mercedeiros’, mas quem anda num pesado da VOLVO não troca por outro nunca mais. Nem por esse caminhão de brinquedo aí da reportagem.
VOLVO E MAQUINA AGRÍCOLA, MEU CARO! QUEM SABE OPERAR UM PESADO, PREFERE O MELHOR: SCANIA, PELO MENOS AQUI, NESSA REPUBLIQUETAZINHA DE MERDA.
Se volvo fh ñ é caminhão top ,,, principalmente o último geração ,,, acho q vc está precisando procurar um novo emprego ,,, vai trabalhar na rede globo que só contrata aqueles que criticam o q realmente é bom e o que é certo….
Quem sabe @@@@
???