Prometeon desenvolve pneu inédito para caminhão elétrico




A Prometeon, única fabricante de pneus para segmentos industriais habilitada para o programa Rota 2030 no Brasil, investe em tecnologia e pesquisa para atender as demandas do futuro e manter seu crescimento no mercado brasileiro. Líder no segmento de Equipamento Original para Caminhões e Ônibus, a empresa desenvolve o primeiro pneu para veículos elétricos do Brasil, no seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Santo André (SP). Na medida 235/75R17.5, este novo pneu complementa a gama FR:01, tendo como foco a redução da resistência ao rolamento.

Além da busca de ampliar a autonomia das baterias do veículo, este novo FR:01 mantém as qualidades já consagradas no mercado da família 01. Usando compostos inovadores, os pneus desta série possuem maior durabilidade graças a tecnologia SATT™ (Spiral Advanced Technology for Truck), com cintura metálica em forma espiral e sem emendas, o que colabora na otimização da eficiência energética e na regularidade de desgaste.

Aliada com a tecnologia HETT™ (High Elongation Technology for Truck), estas duas características conferem maior resistência contra impactos, deformações e oxidações, ampliando a durabilidade da cintura. Ainda trabalhando para ampliar a vida útil do produto, a tecnologia DLTC™ (Dual Layer Tread Compound), na banda de rodagem, proporciona maior número de reformas e rendimento quilométrico com desgaste regular, ampliando, junto com o sistema de reconstrução Novateck™, o melhor custo benefício do mercado.

“Ao trabalharmos em um novo produto que atenda às necessidades dos caminhões elétricos, a Prometeon se coloca na vanguarda dos produtos que atenderão o mercado não só do presente, mas, também, do futuro, além de reforçar sua identidade como parceira das grandes montadoras. Este novo produto corrobora o compromisso da Prometeon em continuar investindo na ampliação da sua gama, disponibilizando, desta vez, um pneu totalmente inédito no Brasil”, diz Luiz Mari, Diretor de Engenharia e Qualidade da Prometeon para as Américas.

O último exemplo que resulta da parceria entre Prometeon e montadoras, neste caso, a Volkswagen, estará presente em um lançamento da marca no novo Delivery 4×4 11.180. O pneu escolhido para esta tarefa é o FG:01 para uso misto (on/off) na medida 235/75R17.5, também único no País com sua medida e que equipará esse novo produto que chegará ao mercado em breve.

“Parcerias como esta nos permitem desenvolver produtos totalmente alinhados com as necessidades de nossos clientes. Isto reforça ainda mais a nossa posição de liderança no fornecimento ao segmento de equipamento original para caminhões e ônibus no Brasil”, diz Flávio Nakatani, responsável pela área de Equipamento Original da Prometeon para a América Latina.

Buscando aumentar ainda mais sua participação, a Prometeon nacionalizou a produção de três produtos antes importados do Egito na medida 325/95R24TL, que já estão sendo produzidos na fábrica de Santo André, na Grande São Paulo. Os pneus FG88 e TG88, destinados para veículos que trafegam em percurso predominantemente misto, como canteiros de obras, usinas, entre outros.

O outro pneu lançado nessa medida é o modelo TQ:01, indicado para equipar todos os eixos de veículos empregados em percursos fora de estrada em condições altamente agressivas como mineradoras, pedreiras e construções civis pesadas com capacidade de carga de 5.000 kg por pneu.

Estes três produtos possuem maior resistência e rendimento quilométrico, graças a carcaça reforçada e a banda de rodagem com tecnologia DLTC™ (Dual Layer Tread Compound). Os produtos possuem exclusivo desenho da banda de rodagem e sulcos profundos que facilitam a expulsão de pedras.

“O lançamento destes produtos somente é possível pelo interesse da Prometeon em continuar investindo em tecnologias para incrementar a gama de produtos que hoje já é a mais completa do mercado”, encerra Flávio Nakatani.





Deixe sua opinião sobre o assunto!