Dicas para manter seu caminhão em bom estado

por Blog do Caminhoneiro

Qualquer caminhoneiro, especialmente aqueles que trabalham com veículo próprio, quer ter sempre um veículo bem cuidado. Se este é o seu caso, vale a pena acompanhar este artigo e conhecer algumas dicas para manter seu caminhão sempre em bom estado.

Um caminhão não é um veículo barato e, mesmo os modelos mais antigos ou usados possuem um alto valor de investimento, por isso, mantê-lo em bom estado fundamental.

Além disso, para que um caminhoneiro consiga trabalhar tranquilamente e até mesmo conquistar novos clientes mais facilmente é importante que o veículo esteja funcionando corretamente e tenha uma boa aparência.

No entanto, nem sempre é fácil saber como manter um caminhão, afinal, são muitos detalhes que o diferem de um veículo comum de passeio. Para ajudar nessa missão, preparamos este artigo com algumas importantes dicas para manter seu caminhão sempre em bom estado. Acompanhe.

Veja algumas dicas para manter seu caminhão em bom estado

  1. Tenha atenção a manutenção periódica

A primeira dica, apesar de parecer meio óbvia, precisa ser mencionada principalmente se você for um profissional autônomo. É muito importante que o caminhoneiro esteja sempre atento a manutenção periódica do veículo.

As manutenções preventivas indicadas pelo fabricante do caminhão podem evitar uma série de problemas, além de prolongar muito a vida útil do veículo.

  1. Mantenha o veículo limpo

Manter o caminhão limpo, tanto por dentro como por fora é um cuidado que vai muito além da questão estética, afinal, a higienização, quando feita corretamente e com a devida frequência, além de ajudar a valorizar o veículo ainda ajuda a conservá-lo.

  1. Não utilize peças paralelas

Por mais que elas sejam abundantes no mercado e possuam um preço (muitas vezes) mais em conta, é importante utilizar sempre peças originais quando um reparo for necessário. Isso garantirá que nenhum outro problema surja e você corra o risco de ficar na mão no meio de uma viagem.

  1. Sempre tenha cuidado na direção

Boas práticas ao volante também são importantes para manter seu caminhão sempre em bom estado. Dirigir dentro do limite, trocar a marcha no tempo certo e não forçar peças como embreagem e o motor ajudam a prolongar o bom funcionamento da mecânica.

  1. Não ultrapasse seu limite de carga

A fiscalização sobre o limite de carga nas estradas e rodovias vem se tornando cada vez mais frequente, no entanto, mesmo assim muitos profissionais ainda transportam mais do que seus veículos comportam, colocando não só o bom estado do caminhão em risco como em alguns casos até mesmo a sua própria integridade física e a de terceiros.

  1. Esteja sempre atento ao estado dos pneus

Mesmo que você tenha um bom seguro para seu caminhão que cubra a troca ou reparo de pneus, é importante sempre estar atento as condições dos pneus de seu caminhão. Afinal, se eles estiverem carecas, além de você correr o risco de ser multado na estrada, ainda estará mais propenso a derrapagens e acidentes.

Essas são apenas algumas das dicas mais importantes para manter seu caminhão sempre em bom estado. No entanto, ainda existem muitos outros detalhes que merecem uma atenção maior para que tanto sua integridade como seu patrimônio estejam sempre protegidos.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário