PRF apreende 14 pneus de origem chinesa no Acre
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou outra etapa da Operação Rota Segura 2019 no Acre. Durante os dias 25 e 30 de novembro, os policiais desenvolveram ações de policiamento ostensivo e preventivo, como fiscalização e auxílios aos viajantes, dentre outros, nas BR-317 e BR-364. Os principais objetivos da Operação foram prevenir acidentes, proporcionar fluidez no trânsito e combater os crimes na fronteira com os países vizinhos.
Durante a Operação, a PRF fiscalizou 499 veículos e abordou 528 pessoas; 217 condutores realizaram o teste de etilômetro, sendo que 4 pessoas foram autuadas por embriaguez à condução veicular. Um homem foi abordado na Unidade Operacional da PRF, em Xapuri (AC), quando transportava em uma carreta 14 pneus de origem chinesa sem nenhum documento fiscal. A mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal, na capital acreana.
A PRF orienta sobre alguns cuidados que se deve ter na hora de adquirir pneus, como verificar o selo de regularidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), solicitar documento fiscal, pesquisar a idoneidade da loja e comprar/montar os produtos apenas em locais que forneçam garantia para evitar problemas, principalmente, nas viagens. Não foram registrados acidentes com mortes nas rodovias federais no Acre, no período citado.