Vendas de implementos devem passar das 115 mil unidades em 2019

por Blog do Caminhoneiro

Com crescimento de 34,7% no comparativo com o mesmo período de 2018, as vendas de implementos rodoviários no Brasil atingiram a marca de 110.515 unidades entre janeiro e novembro.

“Os números de mercado estão acima de nossas projeções o que mostra que nossa economia segue em recuperação”, afirma Norberto Fabris, presidente da ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). “Pela média mensal de emplacamentos talvez o resultado fique acima dos 115 mil produtos”, estima.

Apesar da alta nas vendas, a Anfir é conservadora na questão da retomada econômica. Para a entidade, ainda é cedo para considerar que essa retomada econômica acabou, e que o crescimento nas vendas seja real.

Entre os motivos está o resultado nas vendas desse ano, que apesar de 34,7% maiores que no ano passado, ainda estão abaixo do volume total vendido nos anos de 2012 e 2013.

Outro fator é a venda de implementos leves, do tipo carroceria sobre chassis, que ainda estão abaixo dos resultados tradicionais.

“O histórico de mercado aponta para uma relação de 1.8 a 2 produtos Leves (Carroceria sobre chassis) para cada implemento Pesado (Reboques e Semirreboques)”, explica Fabris e completa: “a relação atual está em menos de um para um”.

Nos onze primeiros meses do ano, foram vendidos 52 mil Carrocerias sobre chassis para 58,5 mil Reboques e Semirreboques.

“Isso é reflexo do desempenho mais fraco da economia nos centros urbanos”, conclui.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário