Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte chega a 500ª turma

por Blog do Caminhoneiro

O CTQT (Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte), mantido pelo G10, foi fundado em agosto de 2005, sendo o primeiro centro de treinamento de motoristas de caminhão do Paraná. Prestes a completar 15 anos em 2020, recentemente, atingiu uma marca expressiva: 500ª turma. Isso significa que foram mais de 5.000 motoristas treinados e mais de 20 mil horas de treinamentos.

Segundo Ilso Santos, Supervisor de Treinamento de Veículos, “o CTQT tem como objetivo, treinar e capacitar motoristas a extraírem o máximo de capacidade do veículo, com economia, segurança e rentabilidade”, diz.

Além dos pontos citados por Ilso, o Centro de Treinamento ainda trabalha com assuntos relacionados às inovações tecnológicas do setor de transportes, redução de acidentes, oferece aulas sobre educação no trânsito, instrui os motoristas sobre como ter uma alimentação adequada, aborda temos de segurança do trabalho, cuidados com a saúde, meio ambiente e postura profissional.

Para César Carneiro, um dos alunos que participou da 500ª edição do treinamento do CTQT, esta oportunidade foi bastante proveitosa. “Participando do curso, ampliei a visão que tinha do trabalho, da estrada e do próprio caminhão. Passei por testes, tive acesso às aulas práticas e teóricas e isso vai me ajudar muito na profissão. Tive acesso à assuntos relacionados à segurança no trânsito, conduta na estrada, mecânica do caminhão, primeiros socorros, entre outros,” declara.

Após finalizar o curso, César passará por exames médicos e, em seguida, iniciará como motorista na Rodofaixa Transportes, uma das transportadoras que faz parte do G10.

Thiago Rafael Costa Lopes, motorista profissional há 5 anos, está há 10 meses fazendo parte do G10 e conta que nas empresas que trabalhou não ofereciam cursos de capacitação aos motoristas. “No início, não gostei muito da ideia. Pensei que sabia tudo sobre a profissão, depois fui notando a eficácia dos cursos do CTQT, principalmente quando lembrei das orientações e percebi que poderia ter economizado combustível. Mesmo para os motoristas que possuem anos de experiência é importante passar pelo CTQT”, comenta.

O CTQT é entidade sem fins lucrativos e ministra cursos dentro e fora de sala de aula. Os motoristas que participam do CTQT não pagam para participar do treinamento e ainda recebem material de apoio.

Estrutura

O CTQT conta com uma sala de aula e um laboratório – onde o motorista tem contato com várias peças do motor de um caminhão. Além disso, há um caminhão exclusivo para uso nas aulas práticas. O CTQT está localizado na sede do Grupo G10, em Maringá (PR).

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário