Scania publica vídeo que mostra o desenvolvimento da Série 2

A Série 2 da Scania foi apresentada na Europa em 1980. Os novos caminhões tinham uma grande vantagem em relação aos modelos anteriores e também à concorrência: a modularização. Com a construção modular, as possibilidades eram praticamente infinitas.

O desenvolvimento da Série 2 começou 7 anos antes, em 1973, e o design foi criado por Giorgetto Giugiaro, da empresa Italdesign, uma das mais famosas empresas de design do mundo, responsável pela criação de diversas obras de arte sobre rotas, como o De Lorean DMC-12, a Ferrari 250 GT Bertone e o Ford Mustang GT350 1967, entre dezenas de outros.

A grande missão de Giugiaro era justamente a modularização. A mesma cabine deveria poder ser usada nos modelos frontais e bicudos, com leito e sem, ou com a cabine baixa. Surgia assim a linha GPRT.

A versão T112 foi a primeira a ser apresentada, em abril de 1980. O restante da linha, com as cabines frontais, foi mostrada ao público em dezembro do mesmo ano. Além das diferenças de cabine, os modelos ganharam as siglas M (serviço médio), H (serviço pesado) e E (serviço extra pesado).

Deixe um comentário!

O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980? Caminhões chineses são equipados com cabine de modelo da década de 1970 Conheça o transporte Piggyback, muito usado nos Estados Unidos