Caterpillar apresenta caminhão de mineração elétrico com sistema semelhante ao trólebus

por Blog do Caminhoneiro

A Caterpillar acaba de finalizar o desenvolvimento de um sistema conhecido como trole para seus caminhões de mineração com trem de força elétrico. Trata-se de uma torre montada na dianteira dos caminhões, que capta eletricidade de redes elétricas catenárias. O sistema está disponível e pode ser instalado em caminhões novos ou usados, dos modelos 795F AC, 794 AC, 796 AC e 798 AC.

Os testes com o sistema aconteceram durante dois anos, em uma mina na Suécia, operada pela empresa Boliden. Quatro caminhões 757F AC foram equipados com o sistema, e captavam eletricidade de uma rede de 700 metros de comprimento.

“O programa do auxílio de trole Cat em Aitik tem sido uma história de sucesso real”, diz Jonas Ranggård, gerente de programa na Boliden. “A disponibilidade tem sido alta, apesar das condições árticas, e tivemos um bom apoio da Caterpillar e de todos os outros parceiros envolvidos. Existem poucos projetos que podem mostrar melhorias ambientais e de produtividade dessa magnitude. É por isso que a Boliden decidiu expandir a infraestrutura de troles em Aitik e equipar toda a frota de caminhões 795F AC com sistemas de auxílio de trole.”

O sistema elétrico aéreo supre toda a demanda de energia dos caminhões, não sendo necessário o uso dos motores diesel dos veículos. Na mina da Boliden, o sistema foi instalado em uma subida com 10% de inclinação. Nos testes, o consumo de diesel caiu em 40 litros por quilômetro de linha catenária.

De acordo com a Caterpillar, o uso do sistema reduz o consumo de combustível e custos de operação do motor diesel em até 90%.

Outra vantagem é que a velocidade aumenta nesse tipo de operação. Usando o trole, um 795F AC carregado sobe uma inclinação de 10% a 28 km/h, o dobro da velocidade se usasse eletricidade gerada pelo motor diesel.

“Agradecemos à Boliden pelo trabalho demonstrando os recursos do acessório de auxílio de trole Cat. Os benefícios do trole podem ser significativos nas condições certas, e teremos o prazer de discutir os cenários específicos do local com os clientes”, disse Eric Ruth, líder sênior da equipe de produtos elétricos da Caterpillar. “Achamos que o auxílio de trole pode desempenhar um papel importante para que as metas de redução dos gases do efeito estufa das empresas de mineração sejam alcançadas. Ao mesmo tempo, o auxílio de trole melhora a produtividade, aumentando a velocidade em inclinação. Na verdade, o teste na mina Aitik demonstrou que um 795F AC equipado com auxílio de trole é o caminhão de mineração mais potente do mundo!”

Outra grande vantagem da instalação dos pantógrafos nos caminhões é que não são necessárias adaptações. Os caminhões Caterpillar já tem os pontos de apoio necessários para o sistema.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário