Conheça os detalhes do novo Volvo FH

por Blog do Caminhoneiro

Apresentado na Europa na última semana, o novo Volvo FH foi concebido com uma cabine com interior reprojetado, novos avanços em aerodinâmica, novos recursos de segurança, e um ambiente de trabalho focado no conforto do motorista.

“A série Volvo FH é a favorita dos motoristas de caminhão há muitos anos, especialmente para aqueles que passam boa parte de suas vidas na estrada”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Com o novo Volvo FH, continuamos nosso foco claro no design de caminhões e na oferta de serviços que podem ajudar os motoristas a fazerem um trabalho de classe mundial”.

O foco no motorista, levado em conta pela Volvo para o desenvolvimento da nova linha FH se baseia no fato do motorista ser um dos principais pilares dos resultados do transportador, em termos de produtividade, eficiência e serviço aos clientes.

“Um bom motorista pode dar uma enorme contribuição para a lucratividade de nossos clientes”, continua Roger Alm. “E em todo o mundo vemos uma escassez crônica de motoristas qualificados. Com o lançamento deste novo caminhão, que prioriza a produtividade e o conforto do motorista profissional, demos um passo importante para ajudar nossos clientes a atrair e reter os melhores motoristas”.

O novo Volvo FH recebeu um painel modernizado, com uma tela no lugar dos mostradores, de alta resolução e com 12 polegadas. Essa tela, assim como nos outros modelos da linha, permite a visualização de vários aspectos do caminhão, dependendo do que o motorista quer ver na tela.

Como opcional, o novo FH pode ser equipado com uma tela adicional de 9 polegadas, com entretenimento, GPS, informações do transporte e monitoramento da câmera instalada no retrovisor direito, que também é opcional.

Essa tela pode ser controlada por toque, voz, ou pelos comandos no volante.

“O acesso fácil a uma variedade de informações aumenta a capacidade do motorista de executar seu trabalho com mais eficiência, segurança e conforto”, afirma Carin Larsson, Designer Chefe de Experiência do Usuário e Interação Homem-Máquina da Volvo Trucks. “A apresentação das informações melhorou significativamente com os novos monitores. Agora, as interações exigentes estão concentradas no visor lateral, que é colocado ao alcance fácil do banco do motorista. Portanto, as distrações são minimizadas, pois as principais informações de direção são mostradas claramente no visor do painel de instrumentos, fácil de usar e de fácil visualização”.

O seletor de marchas do câmbio I-Shift ficou menor, mais estreito e mais ergonômico, o que facilita a movimentação do motorista dentro da cabine.

Para aumentar a capacidade de uso de energia dentro da cabine, já que cada vez mais os motoristas usam televisores, carregadores de telefones e outros equipamentos elétricos, o novo FH recebeu um pacote opcional com um duplo sistema de baterias, com o dobro de capacidade de um caminhão convencional, e que contam com um software inteligente, que desliga o fornecimento de energia da cabine caso a carga fique muito baixa, para evitar do caminhão ficar sem energia nas baterias para a partida.

Uma das grandes mudanças estéticas do novo FH são os novos faróis, em forma de V, que estão mais nas laterais da cabine. Os piscas também foram movidos, para as portas do caminhão. A parte superior da grade, onde são instalados os braços dos limpadores, está mais fina e mais “limpa”, e recebeu um logotipo maior.

“A nova geração Volvo FH combina os elementos de maior sucesso da série FH anterior com tecnologias inteligentes e um design funcional e centrado no ser humano”, continua Carin Larsson. “O resultado é um caminhão inteligente e sofisticado que ajuda o motorista a oferecer excelente desempenho em qualquer condição”.

Assim como em carros de luxo, o novo FH conta com faróis inteligentes, que detectam outros veículos na rodovia, e, caso a luz alta esteja ligada, desligam apenas os LEDs do farol que iriam atrapalhar o outro motorista. Com isso, o motorista não precisa ligar e desligar o farol alto cada vez que encontra outro veículo.

O FH também conta com o novo controle de cruzeiro para declives, que não deixa o caminhão acelerar, mesmo com carga máxima e em declives acentuados. O controle de cruzeiro adaptativo também foi aprimorado, e funciona em qualquer velocidade.

O caminhão ainda é equipado com freios controlados eletronicamente, com sistema de aviso de colisão com frenagem de emergência, e controle eletrônico de estabilidade. Como opcionais, a Volvo oferece a Direção Dinâmica Volvo, e os sistemas Lane Keeping Assist e Stability Assist.

O caminhão também consegue ler as placas de trânsito, fornecendo informações no painel do caminhão.

O novo Volvo FH pode ser equipado com motores D13K, com potências de 420, 460, 500 e 540 cavalos, movido a diesel, ou motor G13C, de 420 e 460 cavalos, movido a gás.

O modelo só é equipado com o câmbio I-Shift automatizado, com embreagem simples ou dupla. Essa transmissão de dupla embreagem permite mudanças de marcha sem perda de velocidade, e é especialmente útil em operações de transporte de líquidos, já que minimiza o balanço da carga durante as trocas de marchas.

O FH 6×4 pode ser equipado com o sistema Tandem Axle Lift, que permite que o eixo traseiro seja desengatado da tração e elevado quando o caminhão estiver sem cargas, o que reduz o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário