O que são evidências visuais no transporte de cargas?

por Blog do Caminhoneiro

Gerenciar frotas é uma tarefa muito mais complexa se imagina, pois, além de fazer com que toda a operação ocorra de forma eficiente, envolve segurança e prevenção de acidentes.

No caso de acidentes, por exemplo, 90% das ocorrências são causadas por falha humana, de acordo com o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária)..

Mas como mudar esse cenário? Além de treinamentos constantes, a tecnologia é primordial para quem busca operações de transporte e logística com o máximo de segurança.

Entre elas, a telemetria veicular cresce a cada dia e, junto a ela, novas funcionalidades surgem, como câmeras integradas, que são instaladas nas cabines dos veículos.

Mas, por que usar câmeras?

Evidência visual

De acordo com Alexandre Fagundes, executivo da MiX Telematics, empresa que atua na área de telemetria veicular em mais de 120 países, até então, após um acidente, havia muitos empecilhos para o gestor da frota identificar o responsável e, então, tomar as devidas providências. Inclusive, muitas vezes, o motorista era penalizado, mesmo sem ter culpa.

“Mas e se o gestor puder ver cada movimento feito no momento do acidente?” questiona.

No Reino Unido, por exemplo, motoristas de uma grande distribuidora de metal estavam se envolvendo em acidentes com certa frequência.

Os motoristas não eram os causadores dos acidentes, mas, com a falta de evidências, acabavam sendo responsabilizados. Até que a empresa instalou sistemas de vídeo integrados à telemetria que, não só conseguem rastrear e monitorar seus ativos, mas também permitem visualizar imagens desde o momento em que antecede o acidente, juntamente com informações vitais do veículo e do motorista.

As câmeras também identificam diversas situações que não eram monitoradas como a distração, uso do celular, sinais de fadiga (bocejo e piscadas lentas), uso do cinto de segurança, uso do uniforme da empresa etc.

Resultados

Com o uso da tecnologia, a empresa teve retorno de 100% em relação ao investimento, em poucos meses e ainda conseguiu reduzir o número de reclamações e queixas quanto ao modo de direção dos motoristas.

“Isso porque evidências visuais podem ser usadas também para facilitar o treinamento do motorista, o que é importante para incentivar comportamentos mais seguros e, consequentemente, reduzir índices de acidentes relacionados à má condução”, finaliza Fagundes.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário