Abcam publica nota alertando o Governo Federal sobre maus tratos a caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) vem a público advertir o Governo Federal, os Governos Estaduais e toda a população brasileira sobre as desumanas condições em que os caminhoneiros estão trafegando pelas estradas brasileiras no atual cenário de pandemia de Coronavírus que assola o país.

Se em condições normais, o caminhoneiro é um profissional essencial para o funcionamento do país, com a ameaça do Coronavírus, a presença do caminhoneiro nas estradas é o que traz segurança e tranquilidade para que a grande maioria dos brasileiros possa enfrentar o período de isolamento social sem se preocupar com desabastecimento.

Numa situação conturbada, é o caminhoneiro que abastece os mercados de alimentos, que garante os estoques de medicamentos nas farmácias, que afasta o risco dos postos de gasolina ficarem sem combustível. O caminhoneiro é, mais do que em qualquer outro momento do país, junto dos profissionais de saúde, indispensável para a estabilização social. O seu trabalho evita aumento de preços, o risco de saques e a falta de itens básicos para a preservação da vida.

Mas como continuar esse trabalho sem a assistência básica necessária para manutenção da saúde do caminhoneiro? A categoria, que não pode utilizar a quarentena para sua proteção nem se manter em isolamento na cabine do caminhão, é responsável por entregar 60% todas as cargas distribuídas no país.

Uma das maiores dificuldades do isolamento do caminhoneiro é a necessidade de contato pessoal para o pagamento do pedágio, considerando que, até a presente data, o Governo Federal e os Governos Estaduais, à exceção do Estado de São Paulo, permanecem omissos em relação à promessa de suspensão da referida cobrança.

Além da falta de suporte e incentivos, a categoria está perplexa diante atitude descabida do Governo Federal de retirar 30% dos recursos do Sistema S que são direcionados, em grande parte, para a melhoria das condições de trabalho do caminhoneiro. “ Se o objetivo é investir no combate ao Coronavírus, é importante cuidar tanto de médicos e enfermeiros quanto de caminhoneiros” afirma o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes.

Vale destacar que o caminhoneiro autônomo é a única classe que contribui diretamente com 2,5% da arrecadação do Sest/Senat, uma das principais fontes de recursos do Sistema S.

“Apesar de essenciais, os caminhoneiros correm um alto risco de contaminação. Menor renda, maior dificuldade de se alimentar nas estradas e pouca assistência para a manutenção da higiene é a realidade enfrentada pelos caminhoneiros autônomos em meio à epidemia do Coronavírus”, explica Fonseca.

A expectativa é que o Governo Bolsonaro reafirme seu posicionamento a favor dos caminhoneiros e que, além de suspender as cobranças de pedágio, forneça todo o apoio e infraestrutura necessários para que esses profissionais continuem a exercer o seu trabalho, com dignidade, saúde e segurança. Apenas dessa forma é possível garantir um país sem turbulência social pelos próximos meses de isolamento social.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

10 comentários
0

Artigos relacionados

10 comentários

Leomar Borges de Paiva 06/04/2020 - 12:13

Somos refém do caos maltratados por empresa que se quer tem um pátio prá estacionar o caminhão

Reply
Indignado 06/04/2020 - 11:05

Deveríamos denúnciar as empresas que contrata motorista falam um valor e depois nunca pagam esse valor, te obrigam a trabalhar até 24 horas sem parar nos pagam Extra não pagam feriados e folgas e depois te mandam embora se reclamar pq não recebem os valores combinado. Um motorista carreteiro ganha no Brasil em média R$ 1900 reais enquanto as empresas escravizam os motoristas compram frotas novas e tiram do salário dos motoristas caso da framento que te coloca por um valor te escraviza e nunca te pagam o combinado.

Reply
Santo Danilo Camilotti 05/04/2020 - 22:37

Fui caminhoneiro de 1960 à 1978. sei muito bem como é dura a luta diária do caminhoneiro e como é importante para Brasil e Brasileiros o trabalho dos Caminhoneiros.É um ABSURDO o que os Governantes e demais estão fazendo, com vocês.
Eu como colega que fui e muitos outros Brasileiros, temos o maior RESPEITO e ORGULHO, pelo ÓTIMO TRABALHO que
VOCÊS estão fazendo. Deus Abençoe todos vocês,e suas famílias. Tenho certeza que serão muito ABENÇOADOS.
Grande Abraço à todos os caminhoneiros do Brasil.

.

Reply
Ezequiel Neto 04/04/2020 - 07:35

Nessas horas difíceis, há brasileiros – empresários inescrupulosos e pessoas físicas mau caráter – que se aproveitam da desgraça para extorquirem os outros. São um bando de oportunistas sem vergonha que deveriam ter os alvarás de funcionamento cassados e os safados pessoas físicas irem para a cadeia porque estão cometendo crimes contra o consumidor. O problema é que a Justiça brasileira, caolha, omissa e indiferente, solta quando a Polícia prende.

Reply
Wanderson Junior 04/04/2020 - 12:12

Sou caminhoneiro, estou na rota SP x Nordeste, pela 116….
Tem muito Pontos de paradas fechado, e alguns poucos que estão abertos, os preços estão bem acima do normal,
Eu não vejo em que a liberação do Pedágio irá ajuda a categoria nesse momento, lembrando que nas cabine também existem pessoas trabalhando, e elas também correm risco…. Precisamos e de pontos de apoio com estrutura e preço justo….

Reply
Marcos 03/04/2020 - 19:13

Verdade sou caminhoneiro autônomo estou rodando com pandemia porq preciso e vejo a real é isso mesmo Nós estamos sem alimentação respeito e estamos sendo muito mal tratado ,como se fossemos ninguém….isso é decpcinante , …

Reply
Antônio Felipe 03/04/2020 - 16:27

Boa tarde aos amigos da rodagem .
Quero aproveitar o espaço para descordar um pouco da matéria e também elogia alguns pontos .
Acredito que agora não podemos fazer uma greve para reivindicar, nada ,por conta do processo delicado que estamos vivendo.
Mais peço ao nossos líderes que dê uma atenção a voz da estrada.
Nuca fomos tão humilhado em mais 12 anos de estrada, muitos restaurantes aqui na BR 116 trecho entre RJ e BA , estão cobrando muito caro por uma marmita as pessoas nos trata como se nós estivesse contaminados , não tem lugar na maioria dos restaurantes nem para sentar e fazer a refeição como humanos que somos .
Quero parabenizar os poucos lugares que que apesar dos riscos não fecharão as portas para nossa categoria .
Podem ter certeza que não vamos esquecer , os governadores estão pensando que fecha tudo as margens das grandes rodovias resolvem tudo ao contrário só causa a revolta de muitos caminhoneiro que não podem ter caixa de cozinha no seu caminhão como eu que transporta químicos e inflamáveis .
Então fica aqui meu desabafo aos nossos líderes e políticos onde essa msg chega .
Trabalhamos porque amamos o que fazemos fazemos da melhor forma possível mesmo sem quase nem uma estrutura e apoio seja de onde for governo federal e estaduais. Só lembram da nossa classe quando há uma greve da categoria.
Aos meus colegas e irmãos do trecho vamos aproveitar isso para nós unir e nos fortalecer .

Reply
Elza Santos 03/04/2020 - 15:45

Boa Tarde! Não consigo entender como as autoridades governamentais não vêem essa situação tão delicada dos nossos caminhoneiros que estão nas estradas faça chuva, faça sol, estando calor ou frio, muitas vezes viajando cansados com suas cargas perecíveis pra chegarem o maís rápido possível pra termos alimentação pra todos, também todas as outras cargas que são de igual valor pra população e não cedem como vocês pedem e precisam pra melhoramento da classe dos caminhoneiros. Precisam valorizar mais nossos caminhoneiros apoiando eles tirando o Pedágio e facilitando no que eles precisarem. Sem os caminhoneiros nas estradas o Brasil, o mundo para. Pensem nisso ?????

Reply
Elias Ricardo 03/04/2020 - 14:19

Concordo plenamente, Caminhoneiro tem familia Caminhoneiro tambem é ser humano

Reply
Marcio lopes furtafo 03/04/2020 - 13:15

Poderian ajudar nois como sempre foi a aposemtadoria especial com 25 anos independente da idade os joveis ja naõ tem mais inteteçe pra ser caminhoneiros pense bem nisso

Reply

Escreva um comentário