Projeto de lei acaba com exigência de aulas em autoescola para obtenção da CNH

por Blog do Caminhoneiro

O projeto de 2606/2020, apresentado ontem na Câmara dos Deputados, altera o Código de Trânsito Brasileiro, tornando facultativa a realização de aulas teóricas e práticas em autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação nas categorias “A” e “B”.

O texto, de autoria do Deputado Federal Eduardo da Fonte (PP-PE), diz que, se o candidato desejar, não será necessário fazer aulas em autoescola, sendo necessário apenas aprender com outro condutor, desde que este seja devidamente habilitado.

A justificativa do projeto são os altos custos para obtenção da primeira habilitação, superando os R$ 2 mil, impedindo que brasileiros mais pobre consigam obter o documento.

“Em muitos locais, como no Estado de Pernambuco, o aprendiz precisa despender em média R$ 2.000,00 (dois mil reais), entre taxas e o preço pago pelas aulas nos centros de formação de condutores, para conseguir sua CNH. Isso se torna um fator impeditivo à obtenção da carteira de motorista para pessoas de classes menos favorecidas economicamente”, disse o deputado.

Com a retirada da obrigação de se fazer as aulas em auto-escola, o candidato teria que desembolsar apenas as taxas do Detran.

“Em localidades no interior do país, onde os recursos financeiros são mais escassos, há toda a oportunidade para que aprendizes realizem aulas práticas dentro de fazendas, sítios, chácaras e outros tipos de terreno privado, caracterizando uma lacuna entre a necessidade da CNH pelos cidadãos e a possibilidade de a aprendizagem ocorrer com minimização dos riscos envolvidos”, completou.

O projeto ainda não tem prazo para ser analisado pelo Deputados no plenário e nas comissões da Câmara.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

7 comentários

Antônio 05/10/2020 - 11:33

Ok. Bom dia. Tirei minha carteira sem auto escola. Sou motorista D . Acho auto escola uma máfia. Esse de gerar emprego , pagar impostos não procede. Instrutores totalmente despreparados e coniventes com a empresa. O aluno dirigindo e o belo no celular. O aluno dirigindo e o belo entregando suas mercadorias . Com ciência da empregadora. Ensinam errado pra pagar aulas extras e roubar o aluno. Meu filho fez auto escola e pasmem não ensinaram bem onde aciona o limpa vidro. Resumo deram aula pra ser reprovado. E mais os reprovados tem que ter horas aulas de novo pra fazer outro teste, é comum vê-los sentados na escola aguardando dá o tempo certo pra por a senha no Detran. Enfim uma máfia. Tenho essas aberrações e roubo tudo filmado. Portanto torço que suyi escola seja banida do país. E MAIS NOS PAÍSES LA FORA NAO TEM AUTO ESCOLA. A PESSOA VAI PRESTAR O EXAME EM SEU PRÓPRIO CARRO. ABAIXO AUTO ESCOLA!!!! E MAIS PORQYE TET ISENÇÃO DO GOVERNO? DESCONTO NA VOMORA DE VEÍCULO PORQUE? MEU AMIGO SE EY UMA EMPRESA QUE GERA ABSURDOS SINDA QUER MAMAR NAS TETAS DO GOVERNO? ENTAO ABRO UMA FIRMA DE TRANSPORTES E VOU QUERER ISENÇÃO! AMIGO AQUI E BRASIL DO TEM VANTAGENS POLÍTICOS E CRENTES!!!!!

Reply
Antônio 05/10/2020 - 11:28

Ok. Bom dia. Tirei minha carteira sem auto escola. Sou motorista D . Acho auto escola uma máfia. Esse de gerar emprego , pagar impostos não procede. Instrutores totalmente despreparados e coniventes com a empresa. O aluno dirigindo e o belo no celular. O aluno dirigindo e o belo entregando suas mercadorias . Com ciência da empregadora. Ensinam errado pra pagar aulas extras e roubar o aluno. Meu filho fez auto escola e pasmem não ensinaram bem onde aciona o limpa vidro. Resumo deram aula pra ser reprovado. E mais os reprovados tem que ter horas aulas de novo pra fazer outro teste, é comum vê-los sentados na escola aguardando dá o tempo certo pra por a senha no Detran. Enfim uma máfia. Tenho essas aberrações e roubo tudo filmado. Portanto torço que suyi escola seja banida do país. E MAIS NOS PAÍSES LA FORA NAO TEM AUTO ESCOLA. A PESSOA VAI PRESTAR O EXAME EM SEU PRÓPRIO CARRO. ABAICO AUYO ESCOLA!!!!

Reply
Ulisses 08/06/2020 - 08:08

Fico observando alguns que concordam com o projeto, só não sabem que o dono de CFCS não tem descontos pra comprar de veículos quando tem é mínimo, paga manutenção, combustível caro, muitos pagam aluguel, isso sem contar com às despesas de escritório e funcionários, o interessante é que as taxas continuam, autoescolas geram empregos, muitos do interior como foi dito tiram o sustento de suas famílias de autoescolas, um táxi não dá lucro pro governo como um Cfc e tem muitos benefícios, incluindo isenção de IPVA, autoescola paga o valor integral, pra tirar uma taxa na autoescola o governo cobra essa taxa também, ou seja o aluno paga a taxa a autoescola paga pro governo a emissão da taxa e quem tem culpa é a autoescola? Igual o tal simulador foi obrigatório o dono de Cfc que investiu ficou no prejuízo, isso ninguém lembra! Fazem às coisas sem um estudo e quem paga o pato é o trabalhador.

Reply
Shurekin 15/05/2020 - 06:40

Se brasileiro mais pobre não tem condições pagar sua carteira como vai fazer pra comprar um carro pra tirar carteira pq ninguém vai emprestar seu carro pra um aprender

Reply
Gato Preto 14/05/2020 - 19:25

Certíssimo e correto esse projeto de LEI, antigamente para se obter uma CNH era ´reciso ir ao DETRAN, fazer as provas e depois fazer o exame de rua e pronto, já saia habilitado.
Com a exigência do centro de formação, criado por projeto do LOB de pessoas que desejavam nos explorar foi implantado para os donos de auto-escola cobrar o absurdo que é hoje e que não presta para nada a não ser a obtenção da CNH onde muitos saem dali sem saber dirigir!
Quando me habilitei, fiz o treinamento com outros motoristas que depois de tempos aprendendo em estradas de fazenda e em cidades e depois na rodovia, saia com a CNH e apto a dirigir com a segurança necessária.
Muitas empresas como a extinta Transoto de MG, treinavam seus motoristas com acompanhamento de um profissional experiente durante alguam viagens de media e longa distancia onde o trenado recebia o aval para conduzir. Hoje o individuo passa dias dirigindo por ruas de cidades somente para poder passar no exame de direção e muitos deles saem dali sem saber dirigir, aprendeu apenas a forma de obter a CNH.

Reply
Davi 14/05/2020 - 10:55

Isso é projeto que se apresenta, com tantos acidente no Brasil, querer diminuir o valor beleza, mas porque não diminui ou extinguir os impostos das autos escolas, isso nem pensar, é mais fácil retirar as aulas jogando responsabilidade para o candidato a motorista e Pras auto escolas.

Reply
Samliveira. 15/05/2020 - 11:53

Bom dia (Sr.as)na minha opinião é boa quanto tirei minha abilitação tirei direto profissional .não pensava em comprar carro mais precisava de trabalhar e conssegui viajei por muitos anos e depois comprei até carro para mim ….igual o colega shurek disse que pobre não conssegui comprar carro mais é não é assim temos que ter humildes e respeitar a tds.

Reply

Escreva um comentário