Scania entrega os 4 primeiros caminhões a gás do Brasil
Os primeiros quatro caminhões Scania R 410 6×2 a gás estão sendo entregues para as empresas RN Express e Jomed LOG. Os quatro caminhões serão usados para transportes de produtos L’Oréal.
“Este momento é de grande alegria para a Scania no Brasil e no mundo. Celebrar a entrega dos primeiros caminhões a gás comprova que estamos no caminho certo liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.
“A Scania, a RN Express e a Jomed LOG entram juntas para a história comprovando que estão, de fato, contribuindo para a redução das emissões de CO2 no planeta. Temos certeza que estas duas transportadoras e seus embarcadores servirão de modelos para outras empresas”, completou o executivo.
A RN Express é pioneira, sendo a primeira empresa que comprou um caminhão à gás/biometano do Brasil, ainda na Fenatran, em outubro do ano passado. A RN atende diversos clientes além da L’Oréal, como a Nespresso, Samsung, HP, Nestlé e Starbucks. Os dois caminhões serão usados na rota Rio/São Paulo.
A entrega dos quatro primeiros caminhões aconteceu na concessionária Codema, na cidade de Guarulhos. A casa já está totalmente preparada para receber e realizar serviços nos caminhões, que exigem algumas mudanças nos procedimentos de manutenção.
Apesar de muitas semelhanças em quase todos os componentes, o motor é diferente. Caminhões movidos à gás ou biometano tem uma construção do motor diferente, com novos pistões, e ignição por velas, em ciclo OTTO.
As outras concessionárias da marca, em todo o Brasil, também estão sendo preparadas para poderem realizar serviços nesses caminhões.
Os caminhões R 410 a gás são vocacionados para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias. Por serem desenvolvidos para rodar exclusivamente com gás, os pesados têm garantia de fábrica e tecnologia confiável, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel.
Além da redução de custos com combustível, outra grande vantagem dos caminhões a gás é a redução de ruídos. De acordo com a Scania, esses modelos são até 20% mais silenciosos que um similar a diesel.
Eu Itamar Soares ! Gostaria muito de poder comprar um caminhão desses!
Eu até concordo que, o gnv possa ser mais benéfico pro meio ambiente e tal, mas, em larga escala, caminhões movidos a gás, com certeza vai ter custo igual ou maior que os movidos à diesel hoje. Digo isso porque o diesel hoje, é um dos produtos que mais vende no Brasil, e consequentemente, o que mais gera impostos para o governo. Alguém aí acha mesmo que o governo vai abrir mão dessa “fatia do bolo” dele para beneficiar caminhoneiros? O diesel não é tão caro, até porque nosso país é rico em petróleo, o que custa caro são os impostos.Com o GNV produzido em larga escala, a história não seria diferente, o imposto seria alto também, e com certeza, a manutenção desses caminhões à gás, seria mais cara que a manutenção de caminhões à diesel hoje, ainda mais no início dessa “novidade” toda, que só as concessionárias autorizadas que saberiam mexer e dar manutenção nesse novo sistema, e durante um tempo, geraria monopólio, aumentando e encarecendo muito manter esses veículos. O motorista autônomo já anda se “arrastando” nos dias de hoje para manter seus caminhões, imagina se entra esses veículos de carga à gás?! Seria de vez o fim do autônomo. Deus abençoe os caminhoneiros.
Acredito que assim como GNV para automóvel serão dua alegrias, uma quando insere no carro e outra quando retira!
Aqui em MG o governo deu o maior tiro no pé, quando lançou o GNV, incentivou a milhares de proprietários como eu investiram pesado na transformação e depois de entupir o mercado de carros convertidos, o governo aumentou o imposto e a cada dia foi reduzindo o número de veículos usando o GNV até quase zerar, fora os que ainda insistem!
É uma coisa ridícula ter que fazer vistoria todo ano para renovar o a documentação e o custo muito alto alem da perda de tempo!
Os cilindros tem de passar por teste hidrostático a cada 5 anos e o preço…
Em fim, não compensa, imagina um caminhão desse porte com a potencia que tem consumido GNV, vai der uma abastecida a cada 100 km, e na serra a coisa vai ficar feia, quero ver subindo com 48 PBT a serra das Araras!
GNV nunca mais, hoje o governo de MG insiste para retomar o consumo de GNV, mas ninguém acredita no governo que sempre arrumam uma estratégia para enganar a população!
Infelizmente, para o caminheiro autônomo essa caminhão pelo preço, vai ser inviável.
Boa tarde
Acho até boa a ideia mas creio que o Brasil no geral ainda nao está preparado!
Vai demorar p caminhoneiro possa usar o gas por todo país
É de grande valia para os caminhoneiros essa opção de caminhão com GNV, vão sentir a economia no bolso, melhora o custo dos fretes, não terão problemas de espaço, pois os cilindros estão bem acondicionados externamente. Em relação a potência, vindo de fábrica, a instalação bem feita e bem afinados, não terão problemas para fazer as viagens, com economia e reduzindo a poluição. Parabéns. Sucesso.
Na verdade foi dito que os caminhões vai ter uma linha fixa de São Paulo a Rio de Janeiro onde a rodovia presidente Dutra e bem abastecida o gás natural fica a dica
Sou sincero e não acredito em gás. Já tive carro a gás e não gostei do desempenho e o espaço que ocupa no carro. Concordo com o comentário que não é em todo lugar que você encontra gás. Só uso gasolina nos dois carros que temos na família e estamos muito bem , obrigado.
o abastecimento dos carros de passeio já é precário não é em todo lugar que tem posto com g n v imagina abastecimento de caminhões os motoristas vão sofrer bastante tem que melhorar a rede de abastecimento