4 dicas para mudar seus hábitos e garantir mais tranquilidade ao dirigir caminhão na pandemia

por Blog do Caminhoneiro

O Coronavírus pegou o mundo de surpresa e fez com que as pessoas precisassem mudar seus hábitos do dia para a noite e assim se adaptar a essa nova rotina.

Os caminhoneiros que estão sempre na estrada acabaram sendo bastante afetados, pois precisam garantir o abastecimento, mas, por outro lado, não possuem muitas proteções.

Para que possa dirigir caminhão na pandemia e ter um pouco mais de tranquilidade, existem alguns hábitos que podem ser adotados.

1. Manter a higiene do caminhão

A higiene do caminhão é uma das maneiras de evitar que o motorista acabe doente. A cabine deve ser limpa diariamente porque a cada parada existe o risco de voltar para o banco e levar o vírus.

A limpeza pode ser feita com um pano úmido com sabão, porém, não se pode esquecer de limpar as partes externas com que se tem contato frequente, como as maçanetas.

Outro ponto importante é evitar levar pessoas de carona e, se houver mais gente dentro do caminhão além do motorista, se possível, andar com os vidros abertos.

2. Dirigir caminhão na pandemia com um seguro

Os fretes tiveram uma redução devido à queda no consumo, mas dirigir caminhão na pandemia se tornou um problema por conta de valores.

Houve uma queda no valor do frete e a oferta diminuiu, como resultado está sendo mais difícil pagar as contas. Entretanto, não se pode abrir mão do seguro, pois ele pode trazer um pouco mais de tranquilidade nesse momento em que se enfrenta diversas situações desagradáveis.

Manter o seguro também pode ajudar a economizar em alguns itens essenciais como troca de pneus e manutenção porque as seguradoras possuem algumas parcerias que podem oferecer descontos nesses serviços.

Para ter uma base de orçamento, você pode ver como calcular o seguro do caminhão para se proteger e já poder se programar financeiramente.

3. Usar máscara de proteção e álcool gel

Os caminhoneiros que trabalham em transportadoras, muitas vezes recebem do empregador o kit com máscara e álcool gel. Os que trabalham por conta própria nem sempre têm essa sorte.

Em algumas praças de pedágio e outros pontos estão sendo feitas a distribuição desses itens para profissionais da categoria, o que pode ajudar na prevenção. Entretanto, quem não conseguir gratuitamente deve providenciar a máscara para se proteger melhor.

Sempre que sair da cabine é preciso estar de máscara, mesmo que seja para uma parada pequena. Muitas empresas estão evitando contratar fretes de motoristas que não estão demonstrando cuidado.

4. Atentar-se aos locais de parada

Os locais de parada se tornaram um desafio porque muitos ainda estão fechados, o que torna difícil encontrar locais para se alimentar e descansar.

Quando encontrar os pontos de parada, evite os que estão cheios e aglomerados, uma vez que a concentração de pessoas pode te colocar em risco.

Para se alimentar, existem alguns pontos nas estradas onde está ocorrendo a distribuição de marmitas e cestas básicas. Quem possui uma cozinha em seu caminhão, a melhor opção pode ser preparar as próprias refeições.

Ao seguir essas dicas é possível dirigir caminhão na pandemia com mais tranquilidade. Além disso, é preciso estar atento a todas as novas orientações que surgirem.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário