Adulteração em sistema de freios de veículos pesados no foco da PRF em Roraima
Na última quinta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Vulcano. A ação reforçou a fiscalização em 104 pontos do país, com foco na vistoria dos sistemas de freios de caminhões e ônibus. Itens de segurança que, uma vez adulterados, podem reduzir a capacidade de frenagem desses veículos, potencializando a possibilidade de acidentes.
Em Roraima, a ação ocorreu na Unidade Operacional – Água Boa, na BR-174 e foram fiscalizados 67 veículos pesados, ônibus e caminhões e desses, 5 com indícios de adulteração nos sistemas de frenagem. As composições foram removidas para o pátio e só serão liberadas após regularização.
Durante as abordagens, houve 34 autuações referentes à infração de trânsito relacionadas ao foco da operação.
Ônibus e caminhões, por conta de suas dimensões e até mesmo do tipo de carga transportada, possuem grande potencial lesivo quando se envolvem em acidentes. De acordo com as estatísticas da PRF, apenas no período de janeiro a maio deste ano, veículos pesados estiveram envolvidos em 4.240 acidentes graves nas rodovias e estradas federais. Desse modo, ações como a Vulcano são fundamentais para a garantia da segurança viária.