Para reforçar caixa na crise, empresas podem vender suas frotas sem abrir mão dos veículos

por Blog do Caminhoneiro

Com a crise da Covid-19 abatendo o caixa das empresas, muitas vezes é preciso se desfazer de alguns ativos – entre os quais podem estar os seus veículos. Para ajudar nessa recuperação financeira, a Marbor Frotas Corporativas está lançando o Plano Marbor de Liquidez (PML), que funciona da seguinte forma: a locadora compra a frota do cliente, mas este continua utilizando os mesmos carros ou caminhões, pagando um aluguel.

“Na prática, o cliente recebe um valor à vista pelos seus ativos, auxiliando assim o seu caixa, e passa a pagar parcelas de locação, e utilizando os bens da mesma forma que sempre os utilizou”, explica Renato Vaz, diretor da Marbor.

Ele aponta outras vantagens do Plano Marbor de Liquidez. “O cliente não precisa interromper sua operação, já que o bem não é substituído. Além disso, tem um comprador garantido, em um momento em que as vendas no mercado estão mais difíceis. E, por fim, não precisa obter crédito para comprar outros ativos, já que continuará utilizando sua frota”.

A Marbor compra os veículos pelo valor de mercado, levando em conta o estado de conservação. Já o valor da locação depende do prazo do contrato e do pacote de serviços oferecidos pela locadora, como manutenção, seguro e rastreamento, entre outros.

O executivo lembra que o PML pode ser utilizado por empresas que tenham interesse de vender carros leves, caminhões ou mesmo empilhadeiras. Não há um número mínimo de veículos para este tipo de contrato.

Conta em Foco

Além do PML, a Marbor também lançou recentemente uma ferramenta que permite comparar os custos da locação e da frota própria: o “Conta em Foco”, desenvolvido por professores de Economia da USP, exclusivamente para a Marbor.

Após contato com a locadora, o interessado recebe um link para fazer a simulação. Basta preencher um formulário com os dados dos veículos que possui ou pretende comprar, como valor de aquisição, custo financeiro, custos com impostos, licenciamento, seguro e custos administrativos. A partir daí a planilha gera automaticamente todo o fluxo de caixa da operação, calculando o Valor Presente Líquido (VPL), e demonstra qual a melhor opção para aquela empresa, se locação ou compra do veículo.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário