Alteração na validade e pontuação da CNH já estão valendo?

por Blog do Caminhoneiro

A resposta para a pergunta do título, que o Blog do Caminhoneiro recebeu de muitos caminhoneiros nos últimos dias é NÃO!

Apesar do projeto de lei 3.267/19, criado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro no ano passado para alterar o Código Brasileiro de Trânsito, já ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados no final de junho, o texto ainda precisa ser analisados pelos Senadores e depois sancionado pelo Presidente.

Depois do presidente sancionar o texto, ainda serão precisos mais 180 dias para entrada em vigor do texto, já que para muitas alterações, os Detrans e outros órgãos de trânsito precisarão se adaptar.

O texto aprovado pelos deputados federais prevê que a carteira nacional de habilitação tenha validade de 10 anos para os motoristas com menos de 50 anos. Para quem já tem 50 anos ou mais, a renovação terá que ser feita de 5 em 5 anos. Depois dos 70 anos, a renovação precisará ser feita de 3 em 3 anos.

Apesar da mudança, o texto diz que os caminhoneiros continuarão tendo que renovar a CNH a cada 5 anos, junto com motoristas de ônibus, táxi ou aplicativos, que exerçam atividade remunerada.

O texto também amplia o limite de pontos para os motoristas, com três faixas de pontuação para suspensão da CNH. Serão 20 pontos para motoristas que receberem duas ou mais multas gravíssimas, 30 pontos se houver apenas uma infração gravíssima e 40 pontos se não houver infrações gravíssimas. Isso é contado no período de 12 meses.

O texto também mantém a exigência do exame toxicológico para os motoristas profissionais das categorias C, D e E, e o motorista que não fizer o exame no prazo exigido será multado com 5 vezes o valor padrão, receberá 7 pontos na CNH, e terá o direito de dirigir suspenso por três meses, além de ter que apresentar exame com resultado negativo para reaver a CNH.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

23 comentários
1

Artigos relacionados

23 comentários

Neide 09/07/2020 - 13:27

bom eu não quero saber quem erra ou acerta no trânsito o que eu faço e não seguir exemplos errados se beber não dirijo se dirimir não bebo se os outros não respeitarem a lei de trânsito eles q se entendam eu prefiro fazer o certo e olha os senhores precisam medir as palavras ter um pouquinho de limite evitar palavrões isso n é legal nem pra jovem nem p gente com mais idade

Reply
Argeu 09/07/2020 - 13:25

Turma de bandidos esses políticos de merda a maioria dos motoristas profissional tem mais de 50 anos vamos ter que pagar pra fazer exame não mudou nada só piorou prá classe que trabalha onestamente paiz de merda políticos de merda.

Reply
vanderlei fporto 07/07/2020 - 21:01

Na realidade para quem tem cnh profissional de nada adiantou , a não ser se aprovada os 40 pontos… Como sempre os politicos votados por vocês os iludiram ..

Reply
Luís Fontenele de Araújo 07/07/2020 - 20:12

Boa noite amigos,
Se fizerem uma investigação pra saber qual político tem carteira de habilitação casada por pontuação, não vai aparecer um, porque todos são beneficiados por ser político. A maioria já cometeram crimes no trânsito, muitos tem carteira vencida mais continuam dirigindo. Não pagam multas, multas excluídas do sistema do Detran e muito mais. Ou seja políticos podem tudo e quem paga a conta somos nós trabalhadores. Sabem quando esse país vai mudar? Nunca. Só se, reunir todos no planalti e soltar uma bomba pra acabar com todos eles. Esses exames que pagamos é pra ajudar um grupo de médicos ligados a corrupção política brasileira. Todos canalhas. A covid 19 poderia ter matado todos eles e não os trabalhadores que sustentam esse país de corruptos.

Reply
Marcelo 07/07/2020 - 18:58

Isso é uma paiassada os motoristas que são autônomo tem mais de 50 anos aí os motoristas novos que faz merda na estrada fica uns 25 anos cem fazer isame nenhum

Reply
Márcio Joiozo 07/07/2020 - 17:32

Bela merda q arrumaram ,, agora os laboratórios enchem o cú de dinheiro com exames fraudados,, o certo seria para todos os motora então,,, eitaaa Brasilzinho q não vai pra frente de jeito nenhum .

Reply
Ronivaldo 07/07/2020 - 17:07

Sou contra o exame,
Nunca usei drogas não posso gerar provas conta eu mesmo e ainda pagar por isso, caso de positivo serei punido, se eles acham que eu uso drogas e só provar, pode ser por meio do exame toxicológico mas não posso pagar por isso.
Que seja gratuito e para todos motoristas e motociclista

Reply
Alexandre Francisco Dos Santos 07/07/2020 - 16:56

So po Deus..

Reply
Daniel Rocha Silva 07/07/2020 - 15:41

Só passar uns dias sem usar q e da nada grandes merda qualquer um pode usar drogas e fazer esse exame isso é mais um meio de roubar o pobre trabalhador nós só pegar bomba pra esses bando de safado vai vê q são tudo drogado s e ficam estorquindo as pessoas de bem

Reply
Francisco Araujo 07/07/2020 - 09:37

Tenho mais de 30 anos q dirijo caminhão, toda vez q mexe na lei, fode mais com o profissional, kd o presidente q disse q iria da uma melhorada na categoria? Acabou de foder o resto, só faz Merda.

Reply
Elias Alcala Rodrigues 07/07/2020 - 09:33

Eu acho quê o que se recicla é lixo, e quem inventou esse negócio de pontuação em CNH. é um lixo…Se cobra a infração tá de bom tamanho…

Reply
Carlos 07/07/2020 - 09:13

Cambada de tela da puta

Reply
Carlos 07/07/2020 - 09:10

Quer dizer que os profissionais tem que renovar a cada 5 anos mesma coisa mas os que fazem cagada nas estradas vão ter o previlegio tão de parabéns esses cornos que mudaram a lei

Reply
Cleyton jose Rocha 07/07/2020 - 06:18

E para wutem tem a proviso ter ia bale tambem

Reply
Fabiano Cerqueira 07/07/2020 - 04:37

Eu fiz o exame e logo véi essa pandemia e estou aguardando a volta do Detran de SBC que vai fazer 4 meses já volto quase tudo o que o trabalhador precisa o profissional tão nem aí mais pra cobrar dinheiro arranca até às cueca 🤔

Reply
Thiago de Jesus 06/07/2020 - 22:53

Exame toxicológico só veio pra fuder com a vida do motorista profissional, pois só vai gerar mais corrupção porque as clínicas estão vendendo os exames. Esse exame não é confiável. Pois tenho um amigo que não usa nenhum tipo de substâncias psicoativa e quando fez o seu exame deu positivo, provavelmente a clínica vendeu o seu resultado para outro. Alguma falcatrua fizeram.

Reply
Thiago de Jesus 06/07/2020 - 23:00

Exame toxicológico só veio pra fuder com a vida do motorista profissional, pois só vai gerar mais corrupção porque as clínicas estão vendendo os exames. Esse exame não é confiável. Pois tenho um amigo que não usa nenhum tipo de substâncias psicoativa e quando fez o seu exame deu positivo, provavelmente a clínica vendeu o seu resultado para outro. Alguma falcatrua fizeram. Penso que esse exame deveria ser feito gratuitamente pelo sus e que deveria ser então pra todos os motoristas e motociclistas. Ou então que fosse feito apenas em caso de algum acidente aí sim deveria se coleta as amostras e fazer a análise e se for comprovado uso de alguma substância punir o motorista de acordo com as leis do trânsito. …

Reply
Wendel Otto 06/07/2020 - 21:29

Esse e o nosso Brasil, onde o motorista profissional não vale nada, a cada dia si cria isso ki chamam de lei, só pra arrebenta o motorista e arrecadar dinheiro, onde si viu o motorista ki ganha uma miséria pagar mais 7 vezes o valor, as vezes o motorista não consegui nem pagar a droga desse maldito exame toxicológico.

Reply
Flavio ribeiro 06/07/2020 - 16:52

Vc acha q os que 8sam drogas vai fazer exame?td pra roubar trabalhador e eles podem fumar maconha é cheirar pó é beber ,a putaria
só pra eles. Trabalhador só perde. Uma observacao,sou a favor do exame toxicologico que seja pra todas as categorias.

Reply
Welligton da Torre 06/07/2020 - 19:22

Boa noite Flavio Ribeiro!
Concordo plenamente com sua posição, pois essa merda de toxicológico só serve para encher ainda mais o bolso dos donos de laboratório. Se o sujeito é usuário de SPA, ele precisando renovar a CNH, fica sem consumir essas substancia psicoativas e depois que renova a CNH pode encher a cara de tudo quando é droga e tudo bem, pois pagou para fazer o exame!
e estivessem preocupados e defender a via, o que deveria ser feito é capacitar e formar os PRFs e PREs para fazer o exame in-loco, ou colher amostras e enviar ao laboratório, se fosse comprovada a existência desse entorpecentes, cassaria a CNH do motorista e ai acabaria com esses abusos contra a vida. Do jeito que é só quem ganha é o comercio de exames, nada mais!

Reply
Wesley Silva 06/07/2020 - 15:46

Na PL fala que tem validade após 90 dias. Só se mudaram e não vi.

Reply
Antonio Machado 06/07/2020 - 15:13

Quem era pra ser beneficiado com 10 anos era os considerados os profissionais do volante!

Reply
Alemao 06/07/2020 - 13:26

Sou contra o exame toxicológicos.
Mas tudo bem …acreditam que estao tirando drogados de circulação ,entao o exame toxicológicos deve ser cobrado para todas categorias pois usamos as mesmas rodovias.
Como esta nao tem logica!

Reply

Escreva um comentário