PRF apreende caminhão com problemas no controle de poluição em Pontes e Lacerda-MT

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão que estava com falhas no seu sistema ARLA 32 e consequentemente causando poluição, na tarde de segunda-feira (20), em Pontes e Lacerda.

Durante fiscalização na BR-174, a equipe abordou o veículo Scania/R 440 A6X2, de cor branca e placas de Campo Grande/MS. O veículo era conduzido por um homem de 31 anos.

Ao verificar o funcionamento do sistema ARLA 32 do caminhão, os PRFs constataram anomalias no controle de escape de gases poluentes. Veículos pesados, movidos a diesel, produzidos a partir de 2012, possuem um sistema de autodiagnóstico obrigatório que faz o monitoramento e registra permanentemente mais de 200 falhas, principalmente no sistema de pós-tratamento do gás de escapamento.

O caminhão em questão estava com a Luz Indicadora de Mau Funcionamento (LIM) acesa e no computador de bordo do veículo aparecendo a mensagem “Nível alto de emissões” e “Emissões – Potência do motor reduzida em 33hp (horse power)”.

Diante da situação, foi elaborado Termo Circunstanciado de Ocorrência, ficando o caminhão apreendido a disposição do Ministério Público e Poder Judiciário do município.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio