VÍDEO: O “milagre” da área de escape

por Blog do Caminhoneiro

Um investimento de cerca de R$ 20 milhões de reais, feito pela Arteris Litoral Sul, na BR-376, em Guaratuba-PR, no trecho entre Curitiba e Joinville, já mostra relevantes resultados para a segurança do trecho em questão.

É um milagre simples de ser replicado. Uma caixa de cerca de 150 metros de comprimento e 1 metro de profundidade, cheio de cinasita, aquelas bolinhas de argila expandida. Quando um caminhão fica sem freios na descida da serra devido ao superaquecimento do sistema, entre na área de escape e para em segurança.

O sistema é semelhante ao usado pela Fórmula 1 em pistas de corrida, evitando danos maiores ao veículo, e reduzindo a praticamente zero a possibilidade de lesões aos ocupantes desses caminhões.

Ontem, no início da tarde, mais um caminhão entrou na área de escape da rodovia. Carregado com 17 toneladas de doces, o veículo viajava de São Paulo para Canoas, no Rio Grande do Sul.

Graças a área de escape, mesmo sem freios, o caminhão parou. Depois de removido do local, foi inspecionado e seguiu viagem com segurança.

De acordo com a Arteris, em 8 meses de funcionamento, a área de escape do KM 667,3 da BR 376 já salvou 92 vidas. Se o local não contasse com o sistema, o que teria sido desses motoristas e passageiros?

O sistema DEVERIA ser colocado em todo trecho com alto índice de acidentalidade no Brasil, evitando centenas, talvez milhares de mortes por ano.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

2 comentários

Lecione Borges de jesus 25/07/2020 - 11:23

Muito bem só quem sabe o valor de uma ária dessa é quem já precisou!!

Reply
Márcio de Jesus Cardoso 24/07/2020 - 23:03

(Área de vida) tinha que ser o nome parabéns ao investimento, que salva VIDAS

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!