A Volvo apresentou no início deste ano a nova geração do Volvo FH na Europa. Com um design renovado na cabine, oferecendo ainda mais aerodinâmica, o modelo também trouxe mais tecnologia, evoluindo consideravelmente no consumo de combustível.
Um dos grandes trunfos do modelo é o sistema I-Save, em versão que economiza ainda mais combustível, oferecendo a possibilidade do transportador reduzir a conta em até 10%.
O I-Save é um pacote de soluções agregadas ao veículo, como um sistema de combustão melhorada no motor, novo software de gerenciamento da injeção de combustível e do câmbio e outros.
Nessa geração do FH, a Volvo apresentou o novo motor D13TC, equipado com o sistema turbo compound, que é o motor mais econômico apresentado pela Volvo até hoje. Esse motor oferece potências de 460 cv e 2.600 Nm de torque ou 500 cv com 2.800 Nm de torque.
“Reduzir o consumo de combustível e, como resultado, reduzir as emissões de CO² é crucial para todas as empresas de transporte, especialmente aquelas com operações de longo curso. Com o novo Volvo FH com I-Save, oferecemos aos transportadores oportunidades ainda maiores de reduzir seus custos operacionais e impacto ambiental”, afirma Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Volvo Trucks.
Na primeira geração do FH lançada com I-Save, a economia de combustível já chegava na casa dos 7%. Essa versão foi apresentada em 2019, e em vários testes realizados pela imprensa da Europa, o modelo se mostrou realmente mais econômico que a versão anterior sem I-Save.
Com o novo I-Save, o caminhão recebe um novo software, que entende como o motorista está dirigindo e vai fazendo a afinação dos sistemas para obter o máximo de redução de consumo. Além disso, o design do Novo FH é mais aerodinâmico, cortando o vento de forma mais suave, o que impacta diretamente no consumo.
O caminhão também pode funcionar em uma banguela controlada em descidas, deixando as rodas girarem livres, mas com controle suficiente para retomar a marcha se o veículo ganhar ou perder velocidade.
A nova geração do Volvo FH ainda não tem previsão de ser lançada no Brasil, apesar da montadora testar o modelo, ainda com pesada camuflagem, em várias rotas pelo país.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO