Senadores mantém veto à avaliação anual de saúde a caminhoneiros autônomos

Por acordo de líderes partidários, os senadores mantiveram nesta quarta-feira (12), em sessão remota do Congresso Nacional, os vetos totais do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao projeto de lei que obrigaria os motoristas autônomos de cargas a fazerem uma avaliação anual de saúde (PLS 407/2012).

Ao anunciar os vetos no final do ano passado, o Presidente da República apresentou duas razões: não havia a previsão de onde viria a fonte de recursos para o SUS custear esses exames e seria uma ofensa ao princípio da liberdade dos motoristas a obrigação de realizá-los. Participaram do veto os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Saúde, Luiz Mandetta.

Na justificativa do autor, Eduardo Amorim, a situação dos transportadores autônomos de carga — os motoristas autônomos de caminhões — é grave, pois enquanto os motoristas empregados têm uma empresa que lhes realiza exames periódicos, os autônomos não têm esse recurso. Além disso, suas condições de trabalho, que incluem tensão, desgaste físico e ameaça à própria vida, justificariam a necessidade desses exames periódicos. Por isso, o SUS deveria realizá-los, pois a saúde é direito constitucional e dever do estado.

Como a votação se iniciou pelo Senado, as matérias não precisam ser votadas na Câmara.

Com informações de Agência Senado

 

 

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

4 thoughts on “Senadores mantém veto à avaliação anual de saúde a caminhoneiros autônomos

  • 15/08/2020 em 08:24
    Permalink

    Certíssimo! Já basta os encargos e perda de tempo que os motoristas sofrem. Esses caras só inventam coisa para tirar dinheiro! Vá procurar o SUS para fazer um check up e você vai levar meses sem trabalhar.

    Resposta
  • 14/08/2020 em 09:48
    Permalink

    Tem nada não 2022 vem aí vamos todos escrever nos caminhões a nossa vontade de votar bando de filho da peste

    Resposta
  • 13/08/2020 em 19:40
    Permalink

    Tudo para barrar os autônomos! Hoje já não podemos pegar carga direto nem ficar sem submeter a vontade das transportadoras!

    Tudo pelo capital!

    Elegemos aqueles que nos “matarão” profissionalmente!

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio