Scania tem projeto para uso de caminhão sem motorista no Brasil em 2023

por Blog do Caminhoneiro

A Lots Group, startup de logística da Scania, deve iniciar operações com caminhões sem motorista a partir de 2023 no Brasil, em ambientes confinados, como minas e operações florestais. Esses veículos, que podem operar praticamente sem nenhuma interferência humana, ainda precisam de um operador, para agir em caso de emergência, que trabalha em um local diferente do veículo.

A Scania já testa a tecnologia desde 2018, com a mina Rio Tinto, na Austrália, que passou a contar com veículos Scania XT sem motorista para sua operação.

A previsão da Scania é iniciar uma operação semelhante à da Rio Tinto no Brasil. O objetivo da operação sem motorista é aumentar a segurança e reduzir o risco de acidentes em ambientes mais exigentes.

O uso de caminhões sem motorista em ambientes confinados é mais fácil de ser implementado devido à previsibilidade da operação. O tráfego em mundo aberto, nas ruas e rodovias, é extremamente complexo para que um sistema sem motorista consiga prever todas as situações.

A Lots Group é uma empresa da Scania, mas trabalha de forma independente, oferecendo soluções de transporte e logística, com digitalização, conectividade e automação. A atuação da empresa em operações de transporte em todo o mundo oferece redução de custos operacionais, aumentos de lucros, e redução nas emissões.

Na Austrália, a Scania forneceu modelos de R450 XT 8×4, que apesar de terem cabine, trabalham sem motorista no transporte de sal, em meio a outros veículos convencionais na mina.

A Lots ainda não definiu o tipo de caminhão que será operado no Brasil. Além dos modelos convencionais, a Scania apresentou no ano passado o Scania AXL, uma versão fora-de-estrada sem cabine, totalmente autônomo. Esse modelo ainda é um veículo conceito da marca.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

3 comentários

Jonas 17/09/2020 - 19:14

Caminho sem volta infelizmente…

Reply
Alexandre Pasquali 16/09/2020 - 20:49

Em operações de alto risco em ambientes como minas etc, mas nunca vai se conseguir substituir o homem por completo é muito complexo e praticamente impossível fazer um transporte autônomo!!!

Reply
Gato Preto 16/09/2020 - 18:22

A nossa profissão está a cada dia mais desaparecendo!
Não creio que chegará a extinção por enquanto, mas que um dia possa acabar isso é certo!
Como nós que já estamos chegando aos 70 não veremos essas revoluções, a meninada tem de se qualificar para novos desafios por detrás de uma mesa e em frente ao comutador!
Assim será o motorista do futuro, uma só pessoas dirigindo vários veículos!

Reply

Escreva um comentário