Volvo FMX completa 10 anos de sucesso
Apresentado em 2010 pela Volvo, o FMX é um caminhão desenvolvido especialmente para operações que exigem muito de um caminhão, como mineração, construção, florestal e canavieiro.
Apesar da Volvo já oferecer modelos para aplicações do tipo anteriormente, o FMX nasceu a partir de sugestões de transportadores de várias partes do mundo.
“O Volvo FMX é um divisor de águas no mercado de caminhões. Rapidamente se tornou referência para frotistas e também para os motoristas. Com ele, a marca teve crescimento expressivo no segmento off road, no mundo todo”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.
Desde o lançamento, o caminhão já contava com mais robustez do que seus irmãos rodoviários, como o FH, para poder suportar qualquer condição fora-de-estrada, como pino de reboque de alta resistência, proteção de faróis, degraus antiderrapantes e uma escada atrás da cabine, muito útil para acesso ao implemento.
Em 2014, chegou ao Brasil a nova geração do modelo, com novo design, baseado no novo FH, e ainda mais robustez, com vários sistemas e componentes reprojetados.
O caminhão passou a receber uma nova suspensão que aumentou a altura do solo para 300 mm e o pino de reboque foi redimensionado para 32 toneladas.
O pesado também conta com o câmbio I-Shift, consagrado para operações rodoviárias, mas que recebeu modificações para rebocar composições com até 250 toneladas.
“Podemos chamar de ‘I-Shift Off Road’, específica para a severidade da operação fora de estrada”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.
Em 2016 passou a ter opções de marcha super-reduzidas, que permitem arranques em composições de 250 toneladas. Elas permitem também a condução em velocidades muito baixas, até 0,5 km/h, o que ajuda na precisão de manobras de composições grandes e em locais apertados.
Sucesso
Sucesso em muitos países do mundo, o FMX também é consagrado no Brasil, e no ano passado passou a ser usado para uma de suas tarefas mais duras: o transporte de madeira nas fazendas da Suzano Papel e Celulose, com 6 carretas, 52 metros de comprimento e até 250 toneladas de PBTC.
“Os caminhões Volvo sempre foram referência em operações severas. Mas com o FMX, a marca chegou no mais alto patamar em robustez e resistência. Temos vários relatos de clientes atestando que nenhum outro caminhão aguenta as condições que o FMX suporta”, afirma Jeseniel Valério.
Atributos
- Caixa de câmbio I-Shift, com opcional de marchas adicionais super-reduzidas.
- Opções de motor de 380 a 540cv de potência.
- Chassis extremamente robusto, com longarina dupla de fora a fora.
- Eixo traseiro com redução nos cubos, carcaça fundida e cardan super-resistente.
- Opções com capacidade máxima de tração (CMT) até 250t (sob consulta).
Sucesso na web
Ao longo da história do modelo, vídeos do Volvo FMX fizeram sucesso nas redes sociais:
Veja quem está dirigindo
Sophie, uma garota de 4 anos, pilota um Volvo FMX por controle remoto.
O gancho
Presidente da Volvo Trucks comprova a resistência do pino de reboque do Volvo FMX.
O especialista
Um especialista em suspensões da Volvo demonstra a altura do solo do Volvo FMX.
O Hamster
Um hamster controla o Volvo FMX, graças a sua direção suave e precisa.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Que caminhão? Creio ser esse um dos mais robusto do mundo!