Coluna Mecânica Online – Confira avaliação técnica do Ford Territory

por Blog do Caminhoneiro

O primeiro lote de pré-venda esgotou em apenas duas semanas. Isso mostra a boa aceitação do Ford Territory no mercado brasileiro quando do seu lançamento.

Agora, com um pouco mais de calma, tivemos a oportunidade de realizar uma avaliação técnica com o modelo, e já podemos adiantar: o Territory entrega tecnologias, conectividade e principalmente performance com sua motorização turbo e eficiência energética.

Quando o assunto é Mecânica Online® temos a tecnologia Ecoboost® – onde os engenheiros da Ford combinam baixa cilindrada com o turbocompressor para oferecer desempenho com a máxima economia de consumo num motor a combustão.

Para tornar esse funcionamento ainda melhor temos a injeção direta de combustível, o que eleva a eficiência da gasolina à mistura na quantidade exata, sem desperdícios.

A motorização do Territory é 1.5 litro e tem baixo nível de ruído e vibrações, produz 150 cavalos de potência e torque máximo de 225 Nm, equivalente a 22,9 kgfm, precisando de apenas 11,8 segundos para sair da inércia e chegar aos 100 km/h.

Durante nossos testes dinâmicos, na velocidade de 120 km/h o giro do motor ficou em 1.900 rotações por minuto, o que reflete um rodar econômico, silencioso e eficiente.

No aspecto construtivo esse motor possui intercooler e comando de válvulas variável acionado por corrente. Ainda no aspecto da eficiência energética ele utiliza o ciclo Miller,  popularmente conhecido como motor de cinco tempos, que apresenta um importante ganho para otimizar seu funcionamento.

A transmissão é CVT, onde a relação da velocidade é continuamente variável para permitir que o motor trabalhe na condição ideal. São oito velocidades, ou marchas, simuladas, sendo o acoplamento ao motor por meio do conversor de torque hidráulico. Para ficar mais fácil: escalonamento suave com melhor dirigibilidade, equilibrando performance com baixo consumo de combustível.

O Ford Territory tem superioridade em equipamentos com mais conforto, tamanho e design quando comparado com seus concorrentes.

Na hora da manutenção a Ford oferece revisões com preço fixo, mais tranquilidade, segurança ao consumidor e competitividade, sendo a mais barata quando você compara com Tucson, Equinox, Sportage e Compass.

No consumo de combustível, os dados homologados mostram 9,2 km/l no percurso urbano e 10,2 km/l na estrada, sempre utilizando gasolina.

A suspensão é independente nas quatro rodas que trabalham de forma eficiente e silenciosa, em qualquer tipo de piso, mostrando um comportamento muito bom.

Recomendo que assista nossa avaliação técnica completa no vídeo abaixo, mas resumindo, temos no Territory design, espaço e conforto – tamanho e sofisticação; conectividade com a tela de 10,1 polegadas, CarPlay sem cabo, carregamento do celular por indução e primeiro carro conectado da Ford; Tecnologias com o motor turbo Ecoboost®, câmera de 360° com visão panorâmica e tecnologias semiautônomas; Custo de posse – menor valor de seguro, manutenção e peças competitivas.


Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!