Falta de motoristas no Brasil – Mais de 80% dos caminhoneiros acham que o salário é o problema

Em pesquisa realizada pelo Blog do Caminhoneiro no sábado, 21 de novembro, motoristas de caminhão empregados e alguns sem emprego, responderam ao questionário, que perguntou “Quais os motivos da falta de motoristas no Brasil?”

Com diversas respostas, o resultado mostrou que a maioria dos caminhoneiros é insatisfeita com o salário pago. Para 80,8% dos caminhoneiros que responderam, os baixos salários influenciam na saída dos caminhoneiros da profissão. Outro ponto que recebeu muitas críticas também foi a falta de estrutura nas estradas, com locais adequados para o caminhoneiro parar, descansar, usar banheiros e se alimentar.

A maioria dos motoristas que responderam ao questionário tem idade entre 25 e 40 anos, 57,8%, com motoristas mais velhos, entre 41 e 55 anos, representando 24,8% do total de respostas dadas.

Outro ponto citado por muitos dos motoristas é que falta às empresas programas de treinamento para aqueles que não tem experiência, e também o fato de das transportadoras recusarem candidatos de outras regiões.

Entre as respostas, alguns citam que se disponibilizam a realizar mudança de endereço, principalmente para as regiões Sul e Sudeste, que tem concentrado a maioria das vagas disponíveis, mas que seus currículos são recusados mesmo assim.

Os salários, como problema mais citado, levou a outra resposta em conjunto, o tempo longe de casa. Os motoristas acham que o salário pago é pequeno levando em consideração o tempo que se passa na estrada, sem poder ficar em casa.

Outros motoristas citam que o conjunto de problemas citados na pesquisa está inviabilizando a profissão, que além de salários baixos, destacou as questões de:

  • Falta de perspectivas de crescimento
  • Falta de oportunidade para motoristas sem experiência
  • Tempo longe de casa
  • Riscos inerentes à profissão, como acidentes e violência
  • Falta de reconhecimento
  • Falta de estrutura (pontos de parada, banheiros e etc.)
  • Custo de vida na estrada (alimentação e outros)
  • Excesso de regulamentações (Lei do descanso, exame toxicológico)

Falta de motoristas no Brasil

A falta de motoristas no Brasil começou novamente, de acordo com estudo realizado pelo Setcesp (Sindicato das empresas de transporte do estado de São Paulo). O sindicato realizou um levantamento de diversos dados, mostrando que o número de motoristas obtendo as carteiras de motoristas profissionais, das categorias C, D e E vem caindo, enquanto a idade média dos motoristas vem subindo.

Esse problema já é crítico em outros países e também chegou a ficar grave no Brasil antes de 2011, quando a falta de motoristas era estimada em 50 mil ou mais.

Devido às sucessivas crises econômicas enfrentadas pelo país, o número de vagas foi reduzido, e a conta se estabilizou por certo período, com a curva começando a se inverter novamente, para a falta de caminhoneiro, nos últimos anos.

O sindicato também destacou que cerca de 81% das empresas do estado de São Paulo já sofrem com o problema, e mais de 34% já estão passando por uma grande rotatividade de profissionais, que acabam ficando pouco tempo trabalhando e mudam de empresa e até de profissão.

Para 38% das empresas, algum veículo ou parte da frota está parada, sem motoristas suficientes para manter todos os caminhões rodando.

Além disso, o Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), que é vinculado ao Setcesp, mapeou mais de 500 vagas para motoristas de caminhões, carretas e outros, apenas no estado de São Paulo.

Se nada for feito para estabilizar esses números, o problema pode piorar muito nos próximos anos, ou até meses, dependendo da força da retomada econômica pós pandemia.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

27 thoughts on “Falta de motoristas no Brasil – Mais de 80% dos caminhoneiros acham que o salário é o problema

  • 03/04/2023 em 13:57
    Permalink

    Concordo plenamente com todos os irmãos de estrada; Já passei por várias Transportadoras e só quando comprei meu cavalo mecânico que descobri que o transporte Brasileiro é monopólio, das transportadoras, junto com sindicatos e outros mais, e a pouco tempo foi criado um site de cargas que só ajuda os autônomos a ficarem presos a mais atravessadores do nosso frete. Eu em 2015 agreguei meu cavalo mecânico em uma Cooperativa que prestava serviços para uma transportadora onde eu fazia por mês 15 viagens de Mogi SP x BH MG no valor de 24.000, (360.000 mês) e me pagavam 3.800 do frete, (57.000 mês), passando pela Cooperativa eu ficava com 13.800 no final do mês. Não sei se os caminhoneiros conhecem o DTe, Documento de Transporte Eletrônico, lançado na época pelo Ministro Tarcísio de Freitas no Programa Gigantes do Asfalto, onde o frete é direcionado para o Pix do dono do caminhão, 70% cai na hora do carregamento mais o valor do pedágio que é uma conta separada e os 30% restantes no fechamento da descarga; Tudo a vista e podendo sacar tudo em qualquer agência da Caixa ou em Orgãos autorizados; Existe Transportadoras que só tem carretas para agregados, outras como foi meu caso, outras a pessoas tira a ANTT compra um Notbook e começa a distribuir fretes mais baixos ainda, as próprias Transportadoras são atravessadores dos fretes juntamente com os aplicativos de cargas.
    Nossos irmãos de estrada precisam saber onde mirar e conhecer quem são nossos inimigos e onde esta a causa dos baixos fretes e salários de todos os motoristas e principalmente de coletivos que transportam vida e tem remuneração menor ainda que a dos motoristas de cargas.
    Já imaginaram o boom que vai acontecer quando agora em 2023 o Ministro Tarcísio ter tempo para olhar o DTe e definir sua implantação, pois o prazo já passou a anos e o transporte Brasileiro esta prestes a colapsar; As Transportadoras de grande e médio porte já tem baixado o programa do DTe, as que só tinham carretas estão contratando motoristas, que para mim já é um sinal que o DTe esta para entrar em ação.
    O DTe vai quebrar o monopólio do transporte e vai revelar até quem são os donos de transportadoras que não podem ser donos pois ocupam cargos públicos e se escondem através de laranjas; Vai ser briga de cachorro grande.

    Resposta
  • 24/04/2022 em 01:00
    Permalink

    Salário está muito baixo. Se ganhacemos uns 7000 reais pra passar o mês na estrada uma folga descente com a família com lugar pra banhar almoçar e descarregamento rápido a coisa séria bem melhor. Com uma salário desse eu iria correndo

    Resposta
  • 19/10/2021 em 21:59
    Permalink

    O SALÁRIO É MUITO BAIXO. Fas a conta 30 dias despesas 150.00 diario de viagens mais despesas da família aluguel colégio

    Resposta
  • 19/10/2021 em 11:11
    Permalink

    E simples sobre salário adicionar comissão duvido que falte motorista dar condições pro trabalho ,,,duvido que ambos não estariam satisfeito ..

    Resposta
  • 18/10/2021 em 18:36
    Permalink

    Não há nada para ser comentado que as transportadoras ja não saibam.
    Essas contratações predatórias não visam o bem de ninguem abaixo deles.
    Sites de empregos mostram caminhões e conjuntos bonitos, mas só o salário é que vai pra casa(qdo vai), lamentável q esta classe de profissionais seja tão discriminada como se não tivessem qualquer utilidade(há aqueles entre nós que não valem o ar que respira)mas são poucos.
    Nosso restaurante é no fundo do posto, longe da classe engomada.
    Enquanto essa indiferença permanecer, os óbitos na cabine dos caminhões continuarão com mais frequência sem falar dos omitidos.
    Não é profissão para aventureiros,não existe no Brasil , mas aqui engolimos alce com chifre e tudo.
    Não digitei nada que vc que está lendo já não saiba, é só um resumo do descontentamento reinante.

    Resposta
  • 13/10/2021 em 17:01
    Permalink

    O grande problema e os sindicatos determinado pisos salarial. Como alguém que não exerce a profissão pode dizer quem exerce o quanto ele deve ganha. Se tira os sindicatos fora e deixa a negociação de salário direto com a empresa tudo vai muda. Onde já se viu um carreteiro ganha R$ 73.00 por dia. Nem ajudante de pedreiro ganha mais isso. Não a credita pega o piso hoje, que e de 2.200. e divide por 30 dias aí pra ver quanto sai o salário.

    Resposta
  • 05/10/2021 em 18:14
    Permalink

    Salário baixo, não se paga diária de alimentação, não se tem plano de saúde, e quando tem é a nível regional, o seguro de vida no caso de uma fatalidade é em muitos casos ridículo, mal paga o funeral. Atendimento nos embarcadores e desembarcadores, desrespeito as folgas, não se paga hora extra e bem adicional noturno corretamente. Enfim , muito mais problemas do que satisfação.

    Resposta
  • 11/12/2020 em 16:01
    Permalink

    KLEBERSON, vejo todo mundo reclama no qual já foi colocado os pontos críticos, só não vejo o sindicato das demais autoridades ou a emprensa eo governo que não se pronunciar sobre o assunto.
    Nossa categoria tem força pra para tudo e buscar nosso interesse (cadê o sindicato que só e blá blá bla) isso e uma vergonha .
    E revoltante só blá blá blá e nada se resolve ,
    O blog do caminhoneiro vcs tem a força de emprensa joga isso tudo na mídia pra tudo o mundo fica sabendo não só os caminhoneiro, onde as informações fica só em círculo e não sai do mesmo lugar
    Chega de blá blá blá e nada se resolve

    Resposta
  • 02/12/2020 em 23:26
    Permalink

    Sindicato não vê o lado dos motoristas. Salário mínimo teve reajuste de mais de 100 reais. Ou seja. Motorista que ganha 2 mil na carteira, deveria ter reajuste de 200 reais, porem recebemos reajuste de 49 reais. Isso vai destruindo o salário de caminhoneiro a tal ponto de preferir varrer rua do que ficar 20 dias fora de casa

    Resposta
  • 02/12/2020 em 05:15
    Permalink

    Aqui não falta Motorista nao,sou do Ônibus Rodoviário e o problema é o mesmo do Caminhao.O que falta é oportunidade a quem nao tem experiência em carteira,salario digno e respeito com o profissional.
    Qdo comecarem a olhar diferente p/tais questões vai faltar caminhão para tanto motorista.Mas aqui só se pensa ao contrário,investe em Frota ou Tecnologia mas nada no profissional que move tal frota.

    Resposta
  • 01/12/2020 em 12:48
    Permalink

    isso bom faltar profissional só assim vão valorizar essa classe aqui no Rio de janeiro o piso 1572,00 eu diversas vezes assaltado já até levado junto com carga ainda assim somos humilandor me desculpem pelo desabafo

    Resposta
  • 30/11/2020 em 19:42
    Permalink

    Olá novamente ais empresas comentando falta de motorista temos mesmo é que fazer outra greve da quela pra Pará todos caminhões só caminhão aí eles iam vê como tem que respeitar os motoristas Samos muito descriminado aínda estou desempregado vim dê Salvador para trabalhar em uma empresa a tal PRINT que presta serviço pró Correios SEDEX e fui reclamar que não tinha folga e o jestou mim demitiu e aqui na Bahia em vitória dá conquista não acha trabalho dê motorista já coloquei vários currículos pra muitas empresas mais só querem motorista da mesma região . tem que faltar motorista mesmo .

    Resposta
  • 30/11/2020 em 19:24
    Permalink

    Me chamo Márcio sou caminhoneiro rodei 64 dias para o nordeste, voltei pra minas gerais, o patrão não cumpriu o que me disse em seu escritório, diárias, e salário mais comissão, as vezes da vontade de jogar a toalha. Uma falta de respeito, .

    Resposta
  • 24/11/2020 em 10:41
    Permalink

    Salário condizente + respeito + reconhecimento + segurança para trabalhar. Se tiver isso vai sobrar motorista profissional. Além disso, os motoristas profissionais devem se respeitar e fazer como os americanos que não aceitam abusos, ilegalidade, salário baixo e falta de respeito. Simplesmente se recusam a trabalhar e boicotam as Empresas que acabam cedendo porque do contrário irão à falência e a roda da economia não gira. No Brasil, o camioneiro autônomo ou profissional se humilha, aceita salários vergonhosos e cargas a preços ínfimos que mal pagam as despesas do caminhão, o prato feito e os pedágios. Limitam-se a reclamar sem tomar atitude. Reclamar apenas vira hábito e a reclamação sozinha aprofunda a insatisfação. Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença. Amigo camioneiro, nem todos terão olhos para ver e coração para sentir o valor que você tem. Portanto, respeite-se!

    Resposta
  • 23/11/2020 em 21:30
    Permalink

    Esse é um dos principais problemas salário,lugares adequados para banho e pernoites mtos dias para descarregar …

    Resposta
  • 23/11/2020 em 10:25
    Permalink

    Bom dia, são vários fatores que atribui a falta de motorista, respeito, e covardia por parte das empresas, punem o maior operador logístico que é o motorista, não punem programadores, gestores, do manutenção, tec de segurança etc. Salários baixos, cargas horárias ececivas, folgas em casa com suas famílias, cestas básicas incompatível, diárias incompatível (tudo caro)falta de segurança nas rodovias Etc se eu fosse um empresário ouviria mais essa classe ,.

    Resposta
  • 22/11/2020 em 11:13
    Permalink

    Vou resumir, 4 pontos críticos
    Falta humanidade
    Motorista tem família, não queremos ficar nas mãos de carrascos da operação que dificultam nossa ida em casa. Folga e luxo na profissão .
    A logística de carga é descarga de 70’/. das Empresas é um lixo, desorganizada, deficiente e há até um grande desinteresse dos funcionários em agilizar o serviço
    Quem dorme em calçada de posto de combustível ou na rua é cachorro vira lata.
    O salário que os Empresários pagam, não vale a escravidão.
    Com a dificuldade da profissão, risco de vida e é excessos de exigências na contratação, Vai falta motorista

    Resposta
  • 22/11/2020 em 09:53
    Permalink

    Bom dia todos bem a falta de profissionais, e divido ao salário baixo e muitos dia fora de casa.como todos já falaram, não tem condições de vc para num lugar descanso se vc não gastar algum dinheiro vc expulso do local.Assim fica difícil, além disso ainda tem seguradora que bloqueia vc por está devendo. Fora isto tem mais .

    Resposta
  • 21/11/2020 em 21:50
    Permalink

    Tem muito motorista sem experiência , mais as empresa não dar uma oportunidade os motoristas , se as empresa desse uma oportunidade a eles não estavam assim.

    Resposta
  • 21/11/2020 em 17:18
    Permalink

    Fui caminhoneiro autonomo por 23 anos, desisti da profissão em 2017. As vezes tenho vontade de voltar mas….. falta coragem. De fato, como vemos que nada muda em relação ao transporte, prefiro ficar distante. Essa falta de locais apropriados para paradas, principalmente em cidades grandes onde os postos de combustíveis(pernoite)adotam critério mais rigidos, somos as vezes obrigado à ficar nas ruas laterais, onde estamos expostos a qualquer tipo de roubo ou violência é, desanimador. Empresas principalmente multinacionais, sem a menor organização p/ carga e descarga, quantas vezes fiquei um dia p/ carregar e três p/ descarregar. Assim como herdei a profissão do meu pai , não indico a meu filho e nem sobrinho. Acredito como esta nos EUA , Europa , a falta de profissionais, aqui é questão de tempo. Isso é uma tragédia anuuciada.

    Resposta
  • 21/11/2020 em 14:48
    Permalink

    Sou motorista carreteiro e ais empresas não querem motorista de responsabilidade querem motorista que large o caminhão na rua não tenha cuidado porque exigem muito e não tem o menor respeito com o profissional não tem folga não querem dá plano de saúde e só querem motorista que more na mesma cidade eu estou aqui em Conquista e aqui na Bahia não tem vaga pra motorista em empresa nenhuma isso tudo é mentira todos esses sites são propaganda enganosa fala dê respeito com quem está desempregado essa e a minha concepção não existe falta de motorista

    Resposta
  • 21/11/2020 em 14:09
    Permalink

    SOU MOTORISTA CARRETEIRO fico 50 dias fora de casa e ainda tem que brigar pra poder folgar só quem estar na estrada sabe que a ocasião faz o ladrão e a empresa ta cagando e andando pra vc choffer
    Acho é pouco tem que faltar cada vez mais choffer na praça e assim essas grandes e pequenad empresas melhoram esses salarios de passa fome..

    Resposta
  • 21/11/2020 em 13:42
    Permalink

    Depende muito da região onde se concentra esses dados,sou paraense estou há 10 meses desempregado, enviando currículos para várias empresas, possuo documentos atualizados, disponível para viagem e até agora nada.

    Resposta
  • 21/11/2020 em 13:29
    Permalink

    A falta de motorista no Brasil e salário baixo descarga sem planejamento o motorista ficar uma semana pra faser uma descarga falta de planejamento o motorista tem que ficar horas pra carregar ou descarregar quem quer essa vida com um salário que não compensa.

    Resposta
  • 21/11/2020 em 13:14
    Permalink

    E de grande valia assim agi as empresas de transportes dando um chicote para qualquer um bater em nós motorista.

    Resposta
  • 21/11/2020 em 12:46
    Permalink

    Na minha humilde opiniao a falta de motoristas treinados e capacitados não é culpa só dos míseros salarios e falta de estrutura fisica de apoio ao motorista. A culpa é dos empresarios que não buscam melhorias reais na equipe de profissionais. 99% dos empresários brasileiros, em geral, é o amadorismo. Não buscam conhecimentos, atializaçoes e etc … Boa parte é composta de analfabetos e semi analfabetos. A maioria quer manfar e não comandar. Falta comando e sobre desmandos nas empresas brasileiras. Assim como os politicos não tem compromissos com municipios, estados e a federação, os empresários não tem compromisso com suas empresas. Só visam lucros e nada mais.
    Mas, a principal culpa e dos caminhoneiros, que aceitam servir recebendo muito pouco em troca.
    Falta uniao em todos os setores e moldes de transportes no Brasil. Precisamos de bons salários, condiçoes para trabalhar com dignidade, programa de descanso, entre outros. Caminhoes novos é o de menos. Caminhoes sao pagos com o nosso suor e dedicacao diretamente e, por esses e muitos outros motivos, é que devemos ter participaçao nos lucros.
    Nossos sindicatos sao fracos e muito mal administrados, além de negociáveis. Nenhum pai quer levar vosso filho para o ” mau caminho” ! Nos queremos o melhor para eles e não o pior. Na atual situação os bons pais jamais indicarão a categoria como uma boa profissão para seus filhos.

    Dificilmente esse cenário irá mudar e a culpa é a falta de compromisso dos empresários para com suas empresas e funcionarios.
    Querem ter bons profissionais e ótimos lucros com bons resultados ?

    Fica a dica !

    Resposta
  • 21/11/2020 em 12:27
    Permalink

    Me chamo Márcio sou caminhoneiro as empresas anuncia as vagas e ao mesmo tempo diz que não tem vaga para o estado em que eles anuncia suas vagas. Por sermos de outros estados, fazemos os cursos mopp e outros, temos disponibilidade para viagens em todo território nacional, e vcs empresários, psicólogos dizem que não tem vaga em seu estado. Agora me responda aí empresário, psicólogos vcs comtratam motorista só pra roda no pátio e nas ruas de seu estado.

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio