Daimler, Volvo e Iveco vão colaborar no desenvolvimento de caminhões a hidrogênio

por Blog do Caminhoneiro

O futuro do transporte rodoviário de cargas em longas distâncias fica cada vez mais na mão do hidrogênio, um dos combustíveis mais limpos para o setor. Para acelerar o desenvolvimento da tecnologia, Daimler, Iveco e Volvo vão trabalhar em conjunto, e receberão também apoio da OMV e Shell, visando criar um ecossistema completo para implementação do hidrogênio no mercado de transporte da Europa

Essas empresas formaram uma aliança batizada de H2Accelerate, e acreditam firmemente que o hidrogênio será o combustível essencial para a descarbonização completa do setor de transportes.

O uso dessa tecnologia nos caminhões também deve criar novos tipos de indústrias, como instalações de produção de hidrogênio em larga escala, novas redes de postos de abastecimento de alta capacidade em hidrogênio líquido e gasoso, além do desenvolvimento de novas tecnologias para produção dos caminhões movidos a hidrogênio.

Para as empresas participantes da H2A, os investimentos combinados de empresas de toda a Europa até 2030 criarão um mercado em massa para o transporte movido a hidrogênio, acabando com a movimentação de cargas em veículos a diesel até 2050.

Até 2030, esse grupo espera que mais de 10 mil caminhões a hidrogênio estejam circulando pela Europa, com dezenas ou centenas de postos de abastecimento de alta capacidade em funcionamento.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados