JAC iEV 1200 T entra em serviço em mais uma transportadora

por Blog do Caminhoneiro

O JAC iEV 1200 T é um caminhão 100% elétrico, com 7,5 toneladas de PBT, com cerca de 250 quilômetros de autonomia, e já é vendido no Brasil pela montadora chinesa, custando cerca de R$ 350 mil.

Algumas unidades do elétrico já rodam em testes em transportadoras pelo Brasil. Na última semana, a empresa Manlog foi mais uma a anunciar o início do uso do modelo. A Manlog é a primeira empresa do centro-oeste a adquirir o modelo.

“Romper a barreira da sustentabilidade é uma atitude de coragem e visão empreendedora. E a nossa meta é que, pelo menos até 2030, 50% da frota seja 100% elétrica e zero poluente”, disse o o CEO da Manlog, Thiago Suzin.

Esse caminhão roda sem emitir nenhum poluente, e é extremamente silencioso, o que garante mais conforto para o motorista e reduz consideravelmente a poluição sonora nas cidades.

O motor elétrico produz cerca de 177 cavalos de potência, com torque de 1.200 Nm, que são entregues de forma imediata às rodas, garantindo muita força ao caminhão.

De acordo com a JAC, esse caminhão tem um custo por KM rodado até seis vezes menor que o de um caminhão similar a diesel, o que compensa, no médio prazo, o investimento maior para aquisição.

Outra grande vantagem dos modelos elétricos é o custo de manutenção reduzido, já que não existem muitos componentes comuns aos caminhões a diesel, como câmbio, radiador, filtros, correias, sistema de injeção de combustível e outros, com um número de peças móveis muito menor.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados