Carsten Serviços passa a usar o primeiro Scania a gás em operação na Ambev

por Blog do Caminhoneiro

A empresa Carsten Serviços passou a usar um Scania R 410 6×2 com uma carreta sider na região de Agudos, em São Paulo, para atender a operação da Ambev. A diferença é que o modelo em questão é movido a gás. O caminhão será usado em uma rota de cerca de 500 quilômetros, com abastecimentos realizados pela GasBrasiliano.

“Na Carsten, o momento agora é de tirar do papel todos os projetos voltados para a sustentabilidade. Este é o primeiro passo do compromisso de sermos no futuro 100% sustentáveis no transporte de cargas. Acredito muito nisso. Estamos contribuindo, querendo ser parte integrante dessa transformação”, disse Rennan Carsten, CEO da Carsten Serviços.

“A GasBrasiliano conta com uma rede de postos de combustíveis capaz de suprir a necessidade de abastecimento do novo caminhão da transportadora Carsten na rota onde ele irá circular. A distribuidora tem ainda estrutura para disponibilizar o gás natural diretamente na transportadora, assim como foi feito recentemente para a usina Santa Cruz. Em agosto de 2020, a GasBrasiliano conectou à sua rede de distribuição a Usina Santa Cruz, unidade da São Martinho localizada em Américo Brasiliense (SP), para o abastecimento de caminhões movidos a GNV, um dos quais um Scania R 410. Há também a opção de redes de abastecimento locais via Gás Natural Comprimido (GNC)”, pontua Alex Gasparetto, Diretor-Presidente da GasBrasiliano, distribuidora de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo.

O uso do Scania R 410 a gás pela Carsten também se diferencia pela forma com que o transporte será feito, já que o caminhão vai realizar rotas regulares, diferentes de operações em que o veículo com combustível alternativo só roda entre depósitos da própria empresa.

“Geralmente, os veículos abastecidos com combustíveis alternativos são utilizados em modalidade intercompany, ou seja, dentro da própria empresa. Com a Ambev estamos sendo um pouco mais audaciosos porque vamos atender os principais clientes da cervejaria na modalidade de autosserviço, conseguiremos levar essa inovação até o cliente. Dessa forma, abasteceremos grandes redes de supermercados e atacadistas com produtos Ambev de uma forma mais sustentável”, explica Rennan.

Esse é mais um passo da jornada de sustentabilidade pregada pela Scania há vários anos, que ganhou força com o lançamento, em 2019, dos primeiros modelos a gás da montadora, que já registram mais de 50 unidades vendidas.

“O setor de transporte, que responde por grande parte da cadeia de valor das empresas que estão na dianteira da chamada recuperação verde, vem passando por uma profunda transformação para se tornar mais sustentável. A Scania está apoiando estas organizações a cumprir os compromissos com a redução de emissões de gases poluentes. É motivo de orgulho ter nesta lista empresas como a Ambev e a Carsten, que mostram o quanto querem um planeta melhor. Nós estamos liderando esta transição e apoiamos os clientes com soluções rentáveis que contribuem com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social, aqui e agora”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

Ampliação da frota

O R 410 irá ampliar a frota da Carsten, hoje com 300 veículos, sendo mais de 100 modelos pesados. Esse time de veículos é responsável pelo transporte de mais de 500 mil toneladas de alimentos e bebidas anualmente, com mais de 12 milhões de quilômetros rodados.

“Resolvemos mudar um pouco nosso conceito com relação a investimentos, buscando veículos mais econômicos e com mais tecnologia integrada. Além disso, como temos a sustentabilidade sobressaindo nas nossas decisões, entendemos que veículos mais econômicos geram menos impactos e sustentabilidade para o meio ambiente, os negócios e a operação de nossos clientes”, explica Rennan.

Mais Scania

Além da compra do caminhão a gás, a Carsten irá receber outros 20 Scania R 450 6×2, que se juntarão a outros 16 caminhões Scania que já fazem parte da frota da empresa, entre modelos R 450 e R 540.

“Hoje, o veículo que mais sobressai nos números internos da empresa em questões como rentabilidade, desempenho e disponibilidade é o R 450. Por isso esse foco em adquirir mais soluções da marca”, destaca o empresário.

O escolhido

Entre os mais de 280 motoristas que atuam na Carsten, Leandro Botelho de Oliveira foi o escolhido para operar com o novo Scania R 410 a gás.

“Será uma grande experiência para mim. Agradeço a oportunidade que a Carsten me deu e vou aproveitar o máximo do veículo e fazer o melhor que eu puder ao volante. Ainda não testei o caminhão, mas estou ansioso. O Scania a gás é uma evolução e muito menos poluente. É, sem dúvida, o futuro do transporte”, conta Leandro, que trabalha como motorista de caminhão há 18 anos e há um ano faz parte do time da Carsten.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados