Equipe tentou o Dakar com um caminhão International com motor Scania

por Blog do Caminhoneiro

Acabou ontem a curta trajetória da equipe Dakar Speed, do Países Baixos, no Rally Dakar 2021. A equipe desenvolveu um dos caminhões mais curiosos da competição. Equipado com motor Scania, o bruto, apelidado de “Besta”, tem cabine e capô do International Lonestar, e foi batizado de International Scania Lonestar DKR 3.

A equipe estava muito animada com o caminhão, que foi desenvolvido no ano de 2020 inteiro, já que não aconteceram muitas competições no ano, e a equipe teve tempo para trabalhar no bruto.

Em setembro de 2020 ele ficou pronto para os testes, que aconteceram no sul da França. Apesar de ter motor Scania e cabine do Lonestar, a potência ficou em mais de 1.100 cavalos, com alto torque, e toda a estrutura do veículo foi construída com reforços extremos para suportar o Dakar, que é a competição mais dura do mundo para veículos.

Além da alta potência, a suspensão foi desenvolvida do zero, podendo suportar grandes saltos sem problemas. A cabine também recebeu uma gaiola de proteção reforçada para segurança do piloto, navegador e mecânico.

O caminhão, que recebeu o número 519 no Rally Dakar, pretendia terminar a competição entre os dez melhores. E até estava indo bem. No primeiro dia, durante o prólogo, que define a ordem de largada, finalizaram em quinto lugar. Após a primeira etapa, estavam em 11º lugar. A segunda etapa foi finalizada em 12º lugar.

Mas ontem, o sonho da equipe acabou com um acidente, que acabou destruindo o caminhão. A equipe não teve ferimentos. Eles tentavam conquistar uma posição, de Martin van den Brink, que pilota pela Renault Mammoet, ao subir uma duna alta em grande velocidade, o caminhão acabou decolando e caiu de frente na areia do deserto, virando com as rodas para cima. Houve um principio de incêndio, que foi controlado pela equipe rapidamente.

Apesar das tentativas da equipe de retornar à competição, o motor não ligou mais, e toda a estrutura do veículo acabou entortando.

Apesar disso, a Dakar Speed pretende voltar ainda melhor ao Dakar 2022, com o caminhão consertado e melhorado.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!