VÍDEO: Novo FNM 833 totalmente elétrico é flagrado nas ruas de Caxias do Sul

por Blog do Caminhoneiro

O novo caminhão desenvolvido pela Fábrica Nacional de Mobilidades, a nova FNM, já está rodando fora da fábrica da Agrale no Rio Grande do Sul. O modelo foi filmado nas ruas de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, ainda com placa verde, que indica que está em teste.

Os novos caminhões FNM elétricos foram anunciados no início de 2020 pela startup Obvio!, dona da marca FNM, que está trabalhando em parceria com a Agrale. A montadora fornece chassi e cabine, e a startup realiza toda a implementação da tecnologia elétrica no modelo.

A cabine de fibra dos caminhões Agrale recebe nova dianteira, inspirada nos saudosos modelos da Fábrica Nacional de Motores, incluindo as três letras na grade.

O modelo registrado no vídeo é o FNM 833, que tem Peso Bruto Total de 18 toneladas, e, de acordo com as informações disponibilizadas pela empresa, tem motores elétricos com 350 cavalos de potência e torque de 3.500 Nm, o mesmo de modelos diesel como o Scania R 730, que tem um motor V8 de 16 litros.

A maior diferença é que o motor elétrico oferece toda essa força mesmo com apenas uma rotação por minuto, diferente dos motores diesel que tem uma curva de torque.

Além da produção dos modelos 833 e 832, que tem PBT de 13 toneladas, totalmente elétricos, a nova FNM vai disponibilizar no mercado uma tecnologia batizada de Re-Power, onde modelos diesel convencionais, como caminhões e ônibus, mesmo antigos, recebem toda a tecnologia de motores elétricos e baterias, que transformam esses veículos em zero emissões com menos custos.

Os preços dos modelos FNM 832 e 833 não foram divulgados ainda.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados