Faleceu Pedro Barboza Lopes – Dono das concessionárias P.B. Lopes

por Blog do Caminhoneiro

Faleceu ontem, na cidade de Londrina-PR, Pedro Barboza Lopes, fundador e diretor presidente da Rede de concessionárias Scania P.B. Lopes. Ele tinha 82 anos.

Nascido em 06 de janeiro de 1939, Pedro Lopes era o primogênito dos pioneiros Amélia Barbosa Lopes e José Lopez Lopez. Empresário do segmento do transporte, atuou ao lado do pai na Irmãos Lopes no tempo em que ainda era concessionária Mercedes-Benz. Também com o pai e o irmão Manoel, trabalhou na Viação Santa Amélia em São Paulo, e na VUL – Viação Urbana Londrinense, serviço de transporte coletivo na cidade de Londrina, que mudaria o nome para TCGL, anos depois.

Em 1966, a Irmãos Lopes torna-se Concessionária Scania com filiais em Maringá (PR), Cuiabá (MT) e Rondonópolis (MT). Em 1997, Pedro Barboza Lopes e os irmãos Manoel, Maria e Zeca decidem dividir os negócios e iniciar uma nova etapa.

A Rede P. B. Lopes & Cia. Ltda. inicia as atividades em 1997, herdando o comando das filiais da Scania em Londrina e Maringá. No ano 2000, a P. B. Lopes adquire os territórios de Mato Grosso do Sul e sudoeste do estado de São Paulo e inicia a retomada de crescimento, com um ritmo intenso de trabalho, contribuindo de forma efetiva para a história do transporte brasileiro, como uma das principais concessionárias Scania do Brasil.

Em sua trajetória voltada para o transporte, Pedro Barboza Lopes foi presidente da Assobrasc – Associação Brasileira dos Concessionários Scania, mas também sempre esteve ligado à cidade de Londrina. Foi diretor da Sociedade Rural do Paraná, presidente do Londrina Country Club, além de realizar diversas atividades filantrópicas no extinto Mobral, e também no Lar Anália Franco, na Casa do Caminho e no Hospital do Câncer de Londrina.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!