CaminhõesNotícias

PRF realiza ação para fiscalização de caminhões na BR-101 em Alagoas

A Polícia Rodoviária Federal realizou uma ação em conjunto com o Ibama, o km 139 e km 205 da BR-101, nas cidades de São Miguel dos Campos e São Sebastião, no estado de Alagoas. A fiscalização tinha foco a emissão de poluentes dos caminhões e documentação fiscal das cargas.

Ao vistoriar um caminhão Iveco, os agentes notaram falha no sistema de pós-tratamento dos gases do escapamento. O motorista afirmou que não sabia o que a Luz Indicadora de Mau Funcionamento (LIM) indicava, e por isso não avisou a empresa e seguiu viagem.

Outro caminhão, um Volkswagen Constellation, apresentava o mesmo problema, contando ainda com um aviso no computador de bordo, que alertava o condutor sobre a necessidade de parar o veículo.

RECOMENDADO  Caminhões terão restrição de tráfego por eclipse solar nos Estados Unidos

Outro caminhão, um Ford Cargo, apresentava o tanque de Arla 32 vazio, fato indicado no computador de bordo. O motorista alegou que era seu primeiro dia trabalhando com o caminhão e que não se atentou ao indicativo do painel.

Já um caminhão Scania apresentava o filtro de diesel na cor vermelha, indicando o uso de diesel S500. Modelos fabricados a partir de 2012 precisam ser abastecidos com diesel S10. O S500 é um combustível com 50 vezes mais enxofre, poluindo muito mais o meio ambiente.

Nos quatro casos foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente.

RECOMENDADO  Empresa que obrigou trabalhador sem habilitação a dirijir caminhão é condenada por dano moral após acidente

Outro motorista foi abordado em um caminhão VW carregado de tijolos, e portava uma nota fiscal falsa da carga.

O motorista alegou que o destino real da carga não era o identificado na nota, a cidade de Xexéu/PE, mas sim um depósito de materiais de construção no bairro Benedito Bentes em Maceió/AL. Diante das informações obtidas, foi elaborado um TCO pela ocorrência de falsificar documento fiscal.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading