PRF realiza ação para fiscalização de caminhões na BR-101 em Alagoas

por Blog do Caminhoneiro

A Polícia Rodoviária Federal realizou uma ação em conjunto com o Ibama, o km 139 e km 205 da BR-101, nas cidades de São Miguel dos Campos e São Sebastião, no estado de Alagoas. A fiscalização tinha foco a emissão de poluentes dos caminhões e documentação fiscal das cargas.

Ao vistoriar um caminhão Iveco, os agentes notaram falha no sistema de pós-tratamento dos gases do escapamento. O motorista afirmou que não sabia o que a Luz Indicadora de Mau Funcionamento (LIM) indicava, e por isso não avisou a empresa e seguiu viagem.

Outro caminhão, um Volkswagen Constellation, apresentava o mesmo problema, contando ainda com um aviso no computador de bordo, que alertava o condutor sobre a necessidade de parar o veículo.

Outro caminhão, um Ford Cargo, apresentava o tanque de Arla 32 vazio, fato indicado no computador de bordo. O motorista alegou que era seu primeiro dia trabalhando com o caminhão e que não se atentou ao indicativo do painel.

Já um caminhão Scania apresentava o filtro de diesel na cor vermelha, indicando o uso de diesel S500. Modelos fabricados a partir de 2012 precisam ser abastecidos com diesel S10. O S500 é um combustível com 50 vezes mais enxofre, poluindo muito mais o meio ambiente.

Nos quatro casos foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente.

Outro motorista foi abordado em um caminhão VW carregado de tijolos, e portava uma nota fiscal falsa da carga.

O motorista alegou que o destino real da carga não era o identificado na nota, a cidade de Xexéu/PE, mas sim um depósito de materiais de construção no bairro Benedito Bentes em Maceió/AL. Diante das informações obtidas, foi elaborado um TCO pela ocorrência de falsificar documento fiscal.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados