Ambev terá 102 caminhões diesel convertidos para elétricos

por Blog do Caminhoneiro

A Enel X e a Eletra serão responsáveis pela conversão de 102 caminhões diesel convencionais para elétricos, para operação na Ambev. A Enel X é uma divisão da empresa que atua em soluções de energia avançada, e a Eletra produz ônibus elétricos.

Dois caminhões já receberam a tecnologia, e rodam em fase experimental entre os centros de distribuição da Ambev em São Paulo.

De acordo com as empresas, o consumo de energia por quilômetro é de apenas 1kWh, cerca de 70% mais barato que o diesel, e o veículo gera apenas 0,05 kg de CO2 por viagem, praticamente emissão zero.

Além disso, os modelos elétricos tem manutenção simplificada, por terem menos peças móveis no motor, tem alto torque, entregue já a partir da primeira rotação do motor e geram muito menos ruídos, podendo ser operados inclusive à noite.

Os caminhões convertidos deverão estar totalmente operantes até o início do segundo semestre, em Curitiba, Campinas e outras regiões de São Paulo.

Além da conversão dos modelos diesel em elétricos, que reduz a emissão de poluentes na Ambev e também depois da venda do caminhão usado, a empresa já fechou contratos de compra de 1.000 caminhões elétricos FNM e 1.600 e-Delivery, da Volkswagen.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!