Volvo comemora 20 anos do lançamento da transmissão automatizada I-Shift

por Blog do Caminhoneiro

Lançada em 2001, a transmissão manual automatizada inteligente I-Shift (AMT) da Volvo foi um marco importante na indústria de transporte de todo o mundo. Desde aquela época até hoje, as transmissões automatizadas I-Shift se destacam pelo impacto positivo no consumo de combustível, desempenho do veículo, segurança e conforto do motorista.

No final do ano passado, o caminhão Volvo  de número 1 milhão equipado com o câmbio I-Shift deixou as linhas de montagem. E, apesar da idade, essa transmissão segue sendo aprimorada para ganhos futuros.

Hoje, todos os caminhões Volvo FH, FH16, FM e FMX estão equipados com I-Shift de série. Em alguns países, o câmbio manual nem é mais oferecido. Por ser um sistema automatizado, o câmbio I-Shift contribui para diminuir o consumo de combustível – e, portanto, reduzir o impacto ambiental, além de melhorar a segurança e os benefícios de dirigibilidade em relação à redução de ruído, vibrações e esforço físico do motorista.

“I-Shift foi e ainda é uma grande virada de jogo. Hoje, estamos vendendo a transmissão I-shift em todo o mundo. Na América do Norte, aumentamos de números de um dígito em 2007 para mais de 90% do total de caminhões Volvo produzidos lá. Este desenvolvimento impressionante reflete claramente sua maior eficiência e seu apelo ao motorista”, disse Pär Bergstrand, gerente de transmissões pesadas ​​da Volvo Trucks.

O câmbio I-Shift é totalmente sincronizado com o resto do caminhão, pois a transmissão usa as informações disponíveis do motor e do veículo para trabalhar da maneira mais acertiva para diferentes usos e combinações de caminhão.

“Essa sincronização é o que diferencia a I-Shift e a torna tão versátil. I-Shift é o resultado positivo de muitos anos de trabalho árduo de nossos engenheiros qualificados, do feedback dos clientes nos testes de campo para o processo de desenvolvimento e do acesso da Volvo Trucks aos avanços tecnológicos em todo o Grupo Volvo”, explica Pär Bergstrand.

I-Shift com dupla embreagem

Quando, em 2014, a Volvo Trucks apresentou a I-Shift com Dual Clutch, ela era uma caixa de dupla embreagem para serviço pesado, inspirada nas caixas de câmbio usadas em carros de corrida, que oferecia uma sensação instantânea e imediata de entrega perfeita de potência durante as mudanças de marcha.

I-Shift com super reduzida

Outra mudança significativa veio em 2016, abordando atribuições de serviço pesado que exigem torque e capacidade de partida com força extra. A I-Shift com marchas super reduzidas permite que um caminhão transportando um peso bruto de combinação de até 325 toneladas dê partida em uma estrada plana. A relação de transmissão permite que o caminhão ande a velocidades tão baixas quanto 0,5 km/h, o que é benéfico ao realizar manobras de precisão, por exemplo, em canteiros de obras, ao pavimentar estradas ou ao transportar madeira.

I-See usa dados de mapas baseados em nuvem

O I-See é um sistema separado que pode ser adicionado ao I-Shift, projetado para analisar a topografia da rota e usar esse conhecimento para manter o caminhão na marcha mais econômica. Atualizado em 2017, o I-See ajuda o caminhão a manter uma velocidade média consistente, analisando dados de mapas baseados em nuvem sobre a topografia da estrada à frente, informando ao câmbio I-Shift quando é o momento ideal para mudar de marcha a fim de economizar energia e, portanto, combustível.

I-Shift com função de mudança de direção

O lançamento da nova gama de veículos pesados ​​da Volvo Trucks em 2020 trouxe a introdução de outra função inovadora: I-Shift com Mudança de Direção. Essa nova função permite que o caminhão mude de direção, para frente ou para trás sem que o motorista precise usar o pedal do freio, um recurso particularmente útil para operações de construção, silvicultura e mineração, onde é mais produtivo realizar manobras repetitivas para frente e para trás em baixa velocidade.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!