Governo Federal propõe mudança de cálculo do ICMS até dezembro

O Governo Federal pediu aos estados que o sistema de cálculo do ICMS do diesel seja modificado. O pedido do governo solicita que a revisão de valores seja feita a cada três meses, não a cada 15 dias, como é realizado hoje em dia. Se aprovada, a medida valerá até o final do ano.

Essa é mais um forma que o governo estuda para aliviar o impacto das variações do preço do diesel na Petrobras, evitando entrar em conflito com os caminhoneiros.

No inicio deste mês, o PIS/COFINS do diesel foi zerado por dois meses, com redução imediata de R$ 0,35 por litro sobre o diesel tipo A, vendido nas refinarias. Apesar disso, as altas seguidas nos preços da Petrobras e o reajuste do ICMS dos estados já superou a baixa dada pelo Governo Federal.

O Governo também propôs, no Congresso Nacional, uma alteração na forma como o ICMS é cobrado, passando a ser sobre o valor do diesel na refinaria, e não mais sobre o valor do combustível na bomba. O projeto ainda está em análise.

Outra medida foi a publicação de um decreto que obriga os postos a detalhar aos motoristas a composição dos preços e impostos que incidem sobre os combustíveis.

Visando maior transparência na política de preços da Petrobras, Bolsonaro também trocou a presidência da empresa. O novo presidente deve assumir depois de 12 de abril.

Neste ano, o valor do diesel já subiu mais de 40% nas refinarias, e, apesar da baixa do petróleo no mercado internacional nas últimas semanas, a Petrobras não baixou o preço do combustível para o mercado interno.

A solicitação do governo aos estados ainda precisa de aprovação dos secretários da Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “Governo Federal propõe mudança de cálculo do ICMS até dezembro

  • 24/03/2021 em 09:34
    Permalink

    Hahahahahahah M17O! Faz arminha que baixa. Os aumentos da Petrobras podem ser toda semana, só a tabela do imposto que tem que continuar defasada.

    Resposta
  • 24/03/2021 em 09:33
    Permalink

    Hahahahahahahaha mito! Mas os aumentos da Petrobras podem ser semanais. Mito, mito, faz arminha agora.

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio